29/03/23 13h01

Prefeitura de SP facilita o acesso a microcrédito para empreendedores

O CredSampa ajuda donos de pequenos negócios a solicitar linhas de crédito pelo Banco do Povo

Prefeitura de SP

O CredSampa, programa idealizado e operado pela Ade Sampa – Agência São Paulo de Desenvolvimento, ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho da Prefeitura Municipal de São Paulo, é um serviço gratuito que visa garantir a pequenos empreendedores o acesso a financiamento. Em convênio firmado com o Banco do Povo, do Governo do Estado de SP, a Ade Sampa realiza a oferta das linhas de microcrédito aos pequenos empreendedores do município, os orienta para o cumprimento dos requisitos e os apoia até a liberação dos recursos pelo parceiro. Os empreendedores podem buscar este suporte a qualquer momento por meio dos formulários de interesse, disponíveis no site ou mediante contato pelos canais de atendimento da Ade Sampa.

“Sabemos que para quem está iniciando o próprio negócio pode ser muito complicado conseguir qualquer tipo de crédito para poder investir em crescimento. A ideia é dar apoio a micro e pequenos empreendedores descomplicando o processo, ajudando-os a descobrir qual a melhor opção para o seu empreendimento, orientando, guiando e aumentando as chances de ter a solicitação aprovada, começando com pequenos valores”, explica a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso.

A Ade Sampa

A Ade Sampa é o órgão da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho da cidade de São Paulo voltado a amparar empreendedores, startups e inovação no município. O atendimento, os programas e os projetos executados têm como foco moradores de periferias e empreendedores vulneráveis, visando estimular e diversificar o desenvolvimento econômico e social de todas as regiões da Capital. Conheça mais acessando o site.

No CredSampa, a Ade Sampa e seus analistas são responsáveis por ofertar as linhas de crédito aos empreendedores, orientar sobre os requisitos, realizar consulta cadastral, receber a documentação completa, efetuar a visita de constatação de capacidade empreendedora, checar os documentos, inserir a solicitação no sistema do Banco do Povo e encaminhar a cédula de contrato bancário (CCB) para assinatura.

“O programa da Prefeitura de São Paulo auxilia o acesso a crédito com o principal objetivo de garantir a sustentabilidade e continuidade dos micro e pequenos negócios. Apoiar esses empreendedores é uma ação fundamental não só para tornar as empresas mais bem estruturadas e competitivas, mas também para promover a geração de emprego e renda da cidade de São Paulo”, pontua o presidente da Ade Sampa, Renan Vieira.

O Banco do Povo

O BPP – Banco do Povo Paulista é o Programa de Microcrédito Produtivo desenvolvido pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em parceria com as prefeituras. Oferece financiamentos para empreendedores formais ou informais, para capital de giro e investimento fixo. Por meio do órgão é possível recorrer a linhas de financiamento sem burocracia e com taxas reduzidas, tanto para pessoas físicas como para pessoas jurídicas. São requisitos mínimos para se tornar elegível ao crédito: desenvolver atividade produtiva nos municípios contemplados pelo BPP; não possuir restrições cadastrais no Serasa e/ou Cadin Estadual; apresentar o certificado do curso de capacitação.

Quais são as linhas de crédito disponíveis?

O Banco do Povo separa as opções de linhas de crédito em duas categorias:

Empreendedores formais (com CNPJ)
Enquadram-se nesta os negócios formalizados de porte micro, pequeno e médio. São aceitas as naturezas jurídicas MEI, ME, EPP, LTDA, EI, Produtor rural com CNPJ, entre outras. São oferecidos valores de R$ 200 a R$ 21.000, com taxa de juros de 0,35% a 0,55% ao mês, mais tarifa TSF (taxa de sustentabilidade do fundo) de 1% sobre o valor total do empréstimo, cobrada no ato + FDA (fundo de aval), diluído nas parcelas. Dentro dela, existem três modalidades para escolher:
• Empreenda Rápido: disponível para o público geral. O prazo total de pagamento é de até 36 meses (incluindo carência).
• Empreenda Mulher: voltada ao público empreendedor feminino. O prazo de pagamento é de até 48 meses (incluindo a carência).
• Empreenda Afro: linha especial para pretos e pardos, independentemente do gênero, com critério de etnia autodeclaratória. O prazo de pagamento é de até 48 meses (incluindo a carência).

Empreendedores informais (sem CNPJ)
As condições nesta categoria são similares às da anterior. Enquadram-se aqui os empreendedores pessoa física (PF), trabalhadores autônomos e produtores rurais sem CNPJ. São oferecidos valores de R$ 200 a R$ 15.000, com taxa de juros de 0,8% ao mês, mais tarifa TSF (taxa de sustentabilidade do fundo) de 1% sobre o valor total do empréstimo, cobrada no ato. As modalidades são:
• Empreenda Rápido: disponível para o público geral. O prazo total de pagamento é de até 24 meses (incluindo carência).
• Empreenda Mulher: voltada ao público empreendedor feminino. O prazo de pagamento é de até 36 meses (incluindo a carência).
• Empreenda Afro: linha especial para pretos e pardos, independentemente do gênero, com critério de etnia autodeclaratória. O prazo de pagamento é de até 36 meses (incluindo a carência).

É possível conferir em detalhes todos os requisitos para solicitação, documentos necessários e formulários de interesse no site do CredSampa.

Fonte: https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/desenvolvimento/noticias/?p=344686