22/05/19 14h37

Prefeitura leva espaço de coworking a empreendedores da região de Taipas

Teia Taipas funciona no complexo da Biblioteca Pública Érico Veríssimo e oferece internet, sala de reunião e local para palestras e oficinas

Prefeitura de São Paulo

Depois de iniciar o projeto dos DigiLab, com a transformação dos Telecentro nos em espaços coworking, a Prefeitura de São Paulo volta a apostar na ideia de ocupação compartilhada com o Teia Taipas.

Direcionado a empreendedores, o novo espaço, totalmente gratuito, oferece a possibilidade de acesso a internet, sala de reunião, mentorias, palestras e oficinas. É um estímulo ao networking para os microempreendedores locais.

O Teia é uma iniciativa da Ade Sampa – Agência São Paulo de Desenvolvimento, que é vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho. O Teia Taipas conta com parceria da Secretaria Municipal da Cultura e funciona no complexo da Biblioteca Pública Érico Veríssimo, próxima à Cohab Taipas, na Zona Norte.

“É preciso ajudar as pessoas a conhecerem novas formas de gerar renda, como por exemplo, o empreendedorismo. Esse espaço fará isso com orientações, capacitação e tudo que é necessário para incentivar a geração de renda por meio da economia criativa. A iniciativa ajudará a cidade a se desenvolver, além de criar soluções tecnológicas. Espaços como esses são importantes pra diminuirmos a desigualdade que existe em São Paulo”, explica o prefeito de São Paulo, Bruno Covas.

Rede de empreendedores

A região noroeste da capital conta com mais de 40 mil microempreendedores individuais. “No Teia, os empreendedores da região, além de usufruir dos equipamentos, também recebem apoio da equipe da Ade Sampa para o desenvolvimento da sua empresa e têm a oportunidade de se relacionar com outros empreendedores do bairro, promovendo parcerias e trabalhos em conjunto”, afirma a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso. “O empreendedorismo da periferia é muito rico em projetos e incentivar essas pessoas significa trazer mais desenvolvimento para toda a cidade”, completa.

Esse é o primeiro Teia, que deverá contar até o final de 2020 com unidades nas regiões leste, sul e centro. “Queremos promover o protagonismo local ajudando os empreendedores que não possuem um ambiente de trabalho adequado ou até mesmo os equipamentos necessários para alavancar o seu negócio”, declara o presidente da Ade Sampa, Frederico Celentano.

Para executar a gestão do espaço, a Ade Sampa lançou um edital para a contratação de uma organização de base territorial. A Movimento Eco-Cultural, associação vencedora do edital, será responsável pela gestão do espaço pelo período de 12 meses, além de desenvolver um cronograma de atividades abertas ao público.

“A inauguração do espaço é um grande ganho para a comunidade que muitas vezes não consegue fazer o seu negócio decolar por falta de ferramentas de trabalho e do apoio necessário. Estamos identificando junto aos usuários as demandas locais de conteúdos de qualificação para termos cada vez mais negócios estruturados”, declara o gerente comunitário do Teia, Manuel Marcelo Muniz.

Em fevereiro deste ano, a Ade Sampa realizou um encontro com os empreendedores da região para apresentar o projeto e identificar as vocações do espaço. O evento, realizado na Biblioteca Pública Érico Veríssimo, promoveu o debate sobre os desafios e oportunidades para geração de renda nos bairros do entorno.

A primeira atividade de qualificação que a Ade Sampa está realizando no Teia Taipas é o Fábrica de Negócios, que apoia quem está dando os primeiros passos em sua jornada empreendedora. A programação é composta por workshops, oficinas, palestras e mentorias especializadas para os mais diferentes tipos de empreendedores.

Números
O Brasil conta com 1.194 espaços de coworking atualmente. Deste total, 273 estão na cidade de São Paulo. O estado de São Paulo conta com mais de 3.600 statups. 70% destas empresas estão na capital paulista.

Cerca de 40% das startups que frequentam espaços de coworking têm a equipe composta por até três pessoas. A cidade conta também com três dos seis unicórnios brasileiros. São eles: Nubank, PagSeguro e 99Taxi. As demais são Movile, de Campinas, Stone, do Rio de Janeiro e Gympass, de Minas Gerais.

Teia – espaço público de trabalho colaborativo

Horário de funcionamento: 10h às 19h
Local: Biblioteca Pública Érico Veríssimo