16/09/21 11h43

Prêmio Nacional de Inovação recebe inscrições até 2 de outubro

Não perca essa chance. Últimos dias para empresas e ecossistemas de inovação se inscreverem na sétima edição do Prêmio

CNI

Estão abertas até o dia 2 de outubro as inscrições para a 7ª edição do Prêmio Nacional de Inovação. O Prêmio destina-se às empresas industriais, aos pequenos negócios de todos os setores e aos ecossistemas de inovação de todo o território nacional. As inscrições poderão ser realizadas por meio do site do prêmio. O PNI é uma iniciativa da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI), com realização da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com patrocínio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). 

As empresas vão concorrer nas categorias de Inovação em Produto, Processo, Sustentabilidade e Gestão da Inovação. A premiação conta também com uma categoria para reconhecer os ecossistemas de inovação. As empresas que desejarem se inscrever nesta categoria devem responder um questionário adicional. As empresas também concorrem a um reconhecimento para práticas inovadoras em Saúde e Segurança no Trabalho (SST), que poderá ser concedido a uma finalista de cada modalidade. 

Para a diretora de Inovação da CNI, Gianna Sagazio, esse é um momento importante para o reconhecimento do trabalho que tem sido desenvolvido pelas empresas. “Essa é uma vitrine que as empresas têm em mostrar seu papel no desenvolvimento de pesquisas, tecnologia e inovação. Queremos tornar público para o Brasil e ao mundo as boas práticas que têm sido desenvolvidas pelas empresas, principalmente nesse período de pandemia”, destaca. 

Para o diretor técnico do Sebrae, Bruno Quick, falar de inovação nesse ano, com tudo o que acontece no planeta, é falar de algo que está no centro da agenda. Segundo ele, “incentivar identificar, disseminar e reconhecer o mérito de empresas brasileiras que investem e apostam na inovação, em especial, precisamos incentivar a criatividade dos pequenos negócios, pois eles serão cada vez mais o motor que conduz a inovação no país.” 

O diretor lembra ainda que esse é o primeiro ano em que o Prêmio Nacional de Inovação premiará ecossistemas de inovação e enfatiza a relevância da inovação para o fortalecimento da economia brasileira. “Fortalecer os Ecossistemas de Inovação é essencial para o surgimento de empresas mais transformadoras e de redes de relacionamento que viabilizam negócios inovadores. Reconhecer os esforços desses ecossistemas de norte a sul do Brasil é muito importante para a retomada da nossa economia”, finaliza Quick. 

Os vencedores serão anunciados no dia 08 de março de 2022. A premiação inclui participação em duas imersões em ecossistemas de inovação, sendo uma nacional e outra internacional, além de vagas no curso de Master in Business Innovation (MBI) do SENAI. Devido à pandemia da Covid-19, o processo de avaliação será todo online e a etapa de validação, que antes era realizada por meio de visitas in loco nas instalações dos semifinalistas, será feita de forma virtual. 

Sobre o Prêmio Nacional de Inovação

O Prêmio Nacional de Inovação é voltado para a indústria, com exceção dos pequenos negócios, que podem ser do setor industrial, de comércio, de serviço ou agronegócio. A premiação não avalia projetos e sim a capacidade de inovação das empresas e ecossistemas, portanto, não é necessário inscrever um projeto específico de inovação para cada categoria. 

Confira o regulamento desta edição 

A empresa se inscreve uma única vez e a metodologia identifica sua aderência nas categorias. A inscrição dos ecossistemas de inovação deve ser feita uma para cada município do país, e a metodologia de avaliação irá enquadrar em uma das modalidades. 

fonte: https://noticias.portaldaindustria.com.br/noticias/inovacao-e-tecnologia/premio-nacional-de-inovacao-recebe-inscricoes-ate-2-de-outubro/