20/01/20 11h24

Programa de pré-incubação induzirá formação de startups em Araraquara

Jornal Primeira Página

Em parceria com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico e o Ministério da Economia, a Unesp vai lançar no início de 2020 um programa de pré-incubação em cinco câmpus da Universidade, com o objetivo de fomentar a cultura da inovação e do empreendedorismo no ambiente universitário e a meta de formar pelo programa até cem startups (empresas iniciantes) ao final do ano que vem.

A parceria foi mediada pela Agência Unesp de Inovação (Auin) e prevê a aplicação de uma metodologia desenvolvida no âmbito do programa InovAtiva, criado pelo governo federal para fortalecer o ecossistema de inovação no Brasil. Por meio dessa metodologia, e com o apoio do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), a pré-incubação na Unesp oferecerá treinamento teórico e mentoria para desenvolvimento de negócios a professores e estudantes que tenham uma ideia e queiram empreender.

O programa de pré-incubação prevê investimentos de cerca de R$ 2 milhões, divididos entre os governos estadual e federal, e será realizado inicialmente nos câmpus de Araraquara, Bauru, Botucatu, Jaboticabal e Registro.

“O objetivo principal é treinar alunos e professores, tanto da graduação quanto da pós-graduação, a pensar de modo a transformar o conhecimento científico em um produto ou um processo viável”, afirma o diretor da Auin, o professor Wagner Valenti. “Em 2020, faremos um piloto nesses cinco câmpus, mas nossa proposta é que isso se espalhe depois a todos os ambientes de inovação e todos os câmpus da Universidade. Desejamos que esse programa seja algo permanente”, diz.

No início do programa de pré-incubação na Unesp, todos poderão se inscrever e fazer o treinamento inicial. A seguir, serão selecionadas 200 ideias para o treinamento. Ao longo do ano, desse conjunto, sairão os embriões para a formação das startups, após o processo de mentoria. Ao final das atividades, os responsáveis pelas startups forjadas dentro da Universidade terão a oportunidade de apresentarem suas propostas a investidores.