10/06/22 15h15

Programa global de aceleração seleciona startups com soluções para as mudanças climáticas

Inscrições terminam no próximo dia 19; em 2021, participantes puderam se apresentar na COP26

InvestSP

Terminam no domingo, 19/06, as inscrições para a segunda edição do Civtech Alliance Global Scale-Up Programme. O programa é uma iniciativa da CivTech Alliance e reúne representantes de 12 instituições públicas e privadas de nove países.

O objetivo é selecionar startups que oferecem soluções para combater as mudanças climáticas. Em 2021, das 18 empresas escolhidas, de várias regiões do planeta, cinco eram brasileiras. Elas tiveram a oportunidade de se apresentar na Conferência do Clima das Nações Unidas, a COP26, realizada em Glasgow, na Escócia.

Neste ano, também existe a possibilidade de as startups selecionadas mostrarem seus produtos e serviços na COP27, que acontecerá em novembro, em Sharm el-Sheikh, no Egito.

Podem concorrer scale-ups que ofereçam soluções inovadoras para dois desafios:

1 - Adaptação e Crescimento Verde: Como as comunidades podem usar dados e tecnologia para fazer escolhas ambientalmente inteligentes e guiar um crescimento sustentável escalável?

2 - Compras Públicas Verdes: Como os dados e a tecnologia podem ajudar o setor público a adquirir serviços mais sustentáveis e reduzir o impacto ambiental da sua cadeia de suprimentos?

“O programa é uma oportunidade única para que as startups tenham contato com organizações públicas e privadas, representantes do terceiro setor, investidores e especialistas do mundo todo. Isso permite a troca de conhecimento e abre uma série de possibilidades de negócios e parcerias, além, claro, da contribuição para o combate a um dos principais problemas do mundo atualmente”, diz a assessora de Inovação da InvestSP (Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade), Sylvia Romanelli.

A InvestSP é uma das responsáveis pela execução do Civtech Alliance Global Scale-Up Programme no Brasil. Ela atua em conjunto com mais três entidades: BrazilLAB, Cietec e IdeiaGov.

As inscrições para o programa devem ser feitas pelo site: https://www.civtechalliance.org/gsup2-overview.

Apoio para a exportação

A InvestSP também está com inscrições abertas para outro programa, o Exporta SP. Ele oferece uma capacitação gratuita de quatro meses, além de acompanhamento com especialistas por até dois anos, para startups, micro, pequenas e médias empresas que querem exportar seus produtos e serviços. Os interessados devem se cadastrar até 17/06. Mais informações, assim como o link para as inscrições, estão disponíveis no endereço: https://www.investe.sp.gov.br/noticia/exporta-sp-oferece-150-vagas-em-capacitacao-gratuita-para-exportacao/.