19/07/21 11h54

Programa internacional vai selecionar mais de 20 startups com soluções para mudanças climáticas para a COP26, em Glasgow

Além de se apresentarem na Cúpula do Clima, startups também terão oportunidade de conexão com investidores, governos e organizações de diversos países; inscrições vão até 25 de julho

InvestSP

O CivTech Alliance COP26 Global Scale-Up Programme é uma iniciativa de 11 organizações públicas e privadas de 10 países, entre elas a InvestSP - agência de promoção de investimentos do Estado de São Paulo, o IdeiaGov - hub de inovação aberta do Governo do Estado de São Paulo e o BrazilLAB - primeiro hub govtech do Brasil.

O objetivo do programa é selecionar scale-ups (startups de crescimento acelerado no longo prazo) da América do Sul e do Norte, Europa e Austrália, que tenham soluções para resolver três grandes desafios da agenda de mudanças climáticas: resiliência ambiental, desperdício de alimentos e descarbonização na rede de transportes. A seleção será por região.

As scale-ups escolhidas vão participar de uma aceleração global, a partir de um intercâmbio online entre os países que fazem parte do programa, e poderão se conectar com investidores, governos e organizações internacionais. As selecionadas também terão a oportunidade de se apresentar na COP26. Confira a agenda no site oficial.

O presidente da InvestSP, Gustavo Junqueira, diz que São Paulo vem cada vez mais liderando a agenda ESG na América Latina. “Através da InvestSP, buscamos novos investidores para São Paulo que se alinhem a esta pauta. A parceria com a CivTech Alliance é mais uma iniciativa para promover a expansão das empresas paulistas nesta agenda global”.

Para o CEO do BrazilLAB, Guilherme Dominguez, o programa representa uma oportunidade única para as startups. “É, também, uma demonstração da capacidade do grupo de organizadoras em gerar impacto, por meio da colaboração. E com o foco na resolução de um dos principais problemas enfrentados pela humanidade: as mudanças climáticas. O BrazilLAB sempre teve uma visão internacional, com o objetivo de conectar o Brasil aos principais ecossistemas do mundo. E esse programa é fruto de uma rede que está muito alinhada a esse propósito”.

“Ter o IdeiaGov na CivTech Alliance é motivo de orgulho para o Estado de São Paulo! Apoiar o empreendedorismo, as startups e a inovação é um dos principais meios para superar os grandes desafios da gestão pública e combater desigualdades. Priorizar a agenda de mudanças climáticas permite não somente retomar o crescimento econômico após um ano tão desafiador, mas também promover um modelo de desenvolvimento inovador, inclusivo e ambientalmente sustentável”, afirma Patrícia Ellen, Secretária de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo.

Funcionamento do programa

As inscrições para o CivTech Alliance COP26 Global Scale-Up Programme podem ser feitas até o dia 25 de julho, pelo site: cop26.civtechalliance.org. As startups interessadas devem escolher um dos três desafios abaixo:

Para o Desafio 1, focado em resiliência ambiental (“Como podemos usar a inovação e a colaboração para proteger o meio ambiente e como usar os dados e tecnologia para proteger o meio ambiente e enfrentar as mudanças climáticas?”), a startup deve acessar o link https://bit.ly/2Uy8jZZ.

Para o Desafio 2, focado na redução de desperdício de alimentos (“Você sabia que a indústria de alimentos é responsável por 30% do uso de energia no mundo? Venha ajudar a Civtech Alliance a construir soluções para a mudança climática”), a startup deve acessar o link https://bit.ly/35Nk5Sy

Para o Desafio 3, focado na redução de emissões e descarbonização dos transportes (“Dados e tecnologia serão a chave para enfrentar as mudanças climáticas através da descarbonização e otimização do uso de veículos”, a startup deve acessar o link https://bit.ly/3h1O2mT

Q&A Session, dia 20 de julho, às 10h15

Uma sessão virtual de perguntas e respostas será realizada com a equipe da CivTech Alliance na próxima terça-feira, dia 20 de julho, às 10h15 (horário de Brasília). Na ocasião, serão respondidas dúvidas sobre o programa e os desafios. Para participar, inscreva-se no link: https://bit.ly/3wKtzsK

Sobre a InvestSP

A InvestSP – Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade tem como missão desenvolver o Estado de São Paulo por meio da promoção de investimentos, aumento das exportações, incentivo à inovação e melhoria do ambiente de negócios. Para isso, atua como porta de entrada das empresas que pretendem se instalar ou investir na expansão dos seus empreendimentos no estado e, ainda, apoia a internacionalização e expansão de empresas paulistas.

Sobre o IdeiaGov

O IdeiaGov é o hub de inovação aberta do Governo do Estado de São Paulo que conecta pessoas e organizações com a missão de resolver desafios públicos para gerar impacto positivo na sociedade. Liderado pelas Secretarias de Desenvolvimento Econômico e de Governo do Estado de São Paulo e pela Procuradoria-Geral do Estado, o IdeiaGov é operado pelo Impact Hub e conta com diversos parceiros.

Sobre o BrazilLAB

O BrazilLAB é o primeiro hub govtech do Brasil, e atua para fomentar a cultura de inovação no setor público. Por meio de pesquisas, eventos, certificações e de um programa de aceleração de startups, buscamos engajar líderes públicos e empreendedores em prol de uma agenda de transformação digital para os governos, acreditando no potencial e contribuição da tecnologia para enfrentar os desafios mais complexos vividos pela sociedade nas diferentes localidades do país.