05/06/19 11h45

Programa PIPE FAPESP fomenta ações empreendedoras de pesquisadores da Unesp

Unesp

Muitas pesquisas científicas têm grande potencial para se transformarem em negócios inovadores, e diversos programas podem contribuir para que isso se torne realidade.

Um desses programas é o PIPE (Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas), realizado pela FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) – www.fapesp.br/pipe  .

Realizado há 20 anos, trata-se de uma iniciativa para apoiar a pesquisa científica e tecnológica como uma maneira de promover o empreendedorismo, a inovação e o aumento da competitividade nas pequenas empresas, diminuindo a distância entre a universidade e o setor privado.

Ao longo do ano, são realizados quatro ciclos de seleção, sendo que as inscrições para o terceiro ciclo estão abertas até o dia 29/07. Para participar, é preciso que os pesquisadores que submetam propostas estejam vinculados a empresas com até 250 empregados que possuam unidade de pesquisa no Estado de São Paulo, ou ainda que eles tenham startups, mesmo que elas ainda não estejam constituídas legalmente (a legalização pode ocorrer após a aprovação do PIPE). A iniciativa busca pesquisas que solucionam problemas de forma científica e tecnológica com alto impacto e potencial de retorno comercial, e os projetos selecionados recebem um investimento de até R$ 200 mil por empresa na primeira fase do Programa.

Entre os que já foram beneficiados pelo PIPE, encontram-se diversos egressos da Unesp, como é o caso do pesquisador e biólogo Cauré Portugal. Em 2017, com a ajuda de R$ 180 mil recebida do Programa da Fapesp, ele criou a empresa Smart Yeast - http://smartyeast.com.br/ , que por meio da microbiologia trabalha com o conceito de design de fermentação, selecionando leveduras personalizadas para a produção de cachaças e outras bebidas fermentadas e destiladas.

Assim como Cauré, outros pesquisadores da Unesp podem se motivar a empreender utilizando o apoio de Programas como  o PIPE, e a AUIN está à disposição para tirar dúvidas e contribuir nessa trajetória.