18/02/19 14h34

Programa potencializa a internacionalização de startups brasileiras

Startout levará, em 2019, 20 empresas para imersão no ecossistema de inovação

Agência Sebrae

 StartOut Brasil é um programa de apoio à inserção de startups brasileiras nos mais promissores ecossistemas de inovação do mundo. Até 20 startups com potencial de internacionalização são selecionadas e têm acesso, gratuitamente, a uma ampla programação. A iniciativa acumula números positivos e, de outubro de 2017 a dezembro de 2018, já contou com 56 participantes. Cinco ecossistemas - Lisboa, Miami, Berlim, Paris e Buenos Aires -, receberam os empreendedores brasileiros, facilitando 18 parcerias e gerando US$ 31,7 milhões em expectativa de negócios, em um prazo de seis meses.

Em 2019, o programa irá desembarcar em Toronto – que receberá o programa no 2º trimestre, Londres – 3º trimestre, Xangai – 4º trimestre e Santigo, a primeira cidade a ser visitada. O ciclo que acontecerá na capital do Chile será realizado de 24 a 29 de maio. Foram selecionadas 15 startups que nunca participaram ou participaram de apenas um ciclo do StartOut Brasil e até 5 startups classificadas como graduada, ou seja, que participaram de dois ou mais ciclos.

Durante as missões de imersão nos ecossistemas estrangeiros, os empreendedores têm a chance de aprimorar os conhecimentos adquiridos na fase de preparação e ainda terão a oportunidade de conectar-se com alguns dos principais players locais e prospectar negócios. As startups selecionadas terão acesso gratuitamente a consultoria especializada em internacionalização, mentoria com especialistas no mercado de destino e treinamento de pitch, participação em missão com agenda voltada à prospecção de clientes e investidores e conexão a ambientes de inovação, com visitas a aceleradoras, incubadoras e empresas locais.

Fernanda Checchinato, doutora em engenharia química, CEO e fundadora da Aya Tech, é uma das empreendedoras que participou do programa. A Aya Tech é uma empresa 100% nacional de nanotecnologia, fabricante de acabamento têxtil que torna o tecido inteligente, protegendo o usuário contra insetos, atuando também como impermeabilizante além de bactericida e fungicida. A startup participou do ciclo Paris, em 2017, e Miami, em 2018. “Em Paris, buscamos informações sobre a legislação do país para saber como legalizar o produto. Na França, financeiramente, seria inviável, mas, durante o processo, conhecemos uma aceleradora da prefeitura local que auxiliou na evolução da empresa. Em Miami, legalizar é mais acessível, já temos parceiros que estão testando a Aya Tech”, conta a CEO. Neste ano, Fernanda também vai participar do ciclo Santigo. “Queremos ver se na América do Sul é mais fácil a introdução e legalização do produto”.

O StartOut Brasil é uma iniciativa conjunta dos ministérios da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) e das Relações Exteriores (MRE), Sebrae, Apex-Brasil e Anprotec.