15/12/21 13h50

Projeto da InvestSP ajuda municípios a desenvolverem seus ecossistemas de startups

SP Conecta Cidades conta com a participação de empreendedores, gestores públicos e investidores na elaboração de ações de fomento adequadas ao contexto de cada município

InvestSP

O Estado de São Paulo é o polo de inovação mais desenvolvido do Brasil, com a cidade de São Paulo reunindo o maior número de startups unicórnios do país. Alguns dos fatores que explicam o sucesso do ecossistema de inovação de São Paulo são o protagonismo econômico em nível nacional e global da capital paulista, a disponibilidade de mão de obra qualificada e um ambiente de negócios que facilita o relacionamento com investidores.

Além da capital, outros polos de inovação despontam no interior do estado, associados em grande medida a centros de excelência em pesquisa acadêmica como Campinas, Piracicaba, São Carlos e São José dos Campos.

Com o objetivo de estimular o desenvolvimento do empreendedorismo de inovação em mais municípios do interior, a InvestSP desenvolveu o projeto SP Conecta Cidades. Ele reúne representantes do setor público, corporativo, acadêmico e investidores em dois workshops, nos quais são traçados planos de ação que contribuem com o avanço dos ecossistemas de startups das cidades do interior do estado.

“Elaboramos o SP Conecta Cidades depois de constatar que existem muitas pessoas interessadas em contribuir com o desenvolvimento do ambiente de inovação em suas cidades. Contudo, faltava alguma instituição que colocasse essas pessoas em contato. É isso que estamos fazendo, organizando essas pessoas em grupos de trabalho, que funcionam como iniciadores de um movimento maior de expansão do ecossistema em seus municípios” afirmou o gerente da área de startups da InvestSP, Franklin Ribeiro.

Até o momento, foram realizadas duas edições do projeto uma em Jundiaí e outra em Piracicaba que validaram o conteúdo e a metodologia adotada para os workshops.

O SP Conecta Cidades funciona da seguinte maneira. Em um primeiro momento, são oferecidas recomendações para o avanço do ecossistema. Elas são identificadas com base em um estudo de ações adotadas com sucesso em outras partes do mundo.

Com essas informações, os participantes avaliam as que melhor se enquadram ao seu ambiente e elaboram formas para implementá-las em seus municípios. Ao final do workshop, os participantes têm um documento que irá auxiliá-los na tomada de ações para desenvolver o seu ambiente de inovação.

Com o retorno positivo recebido nas edições piloto, o projeto será realizado em 10 cidades ao longo de 2022. A primeira edição do ano acontecerá em fevereiro. A equipe do SP Conecta Cidades já está em contato com diversos municípios que tem interesse em participar do projeto.