19/01/16 13h40

Projeto Latitude e Apex-Brasil anunciam aumento recorde

Apex-Brasil

Platform for Brazilian Art Galleries Abroad, parceria entre a ABACT (Associação Brasileira de Arte Contemporânea) e a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) anuncia números expressivos no aumento do volume de exportações de arte contemporânea brasileira no ano de 2015. Foram comercializados USD 66.961.824, o que representa um salto de 97,4% em relação ao ano de 2014, cujas exportações totalizaram vendas de USD 33.921.564 para 22 países.

Em 2015, a quantidade de destinos das exportações aumentou para 25. Os principais destinos dos negócios internacionais foram: Estados Unidos, Reino Unido, Suíça, Hong Kong e Turquia. A participação das galerias do Projeto Latitude no valor total das exportações de arte brasileiras aumentou de 41,3 % para 68,4%, atestando a relevância das ações do Projeto para a promoção da arte brasileira internacionalmente.

Histórico e ações do Latitude

No início do Projeto Latitude, em 2007, o valor de exportação atingido pelas galerias associadas ao programa foi de cerca de US$ 6 milhões. Em 2015, o volume exportado chegou a quase 67 milhões de dólares.

Somente no último convênio, 11 galerias foram introduzidas no mercado internacional com o apoio do programa Latitude, e mais de 30 galerias foram apoiadas pelo Projeto para participações em feiras internacionais, gerando aproximadamente US$ 11,1 milhões em negócios, com vendas de mais de 500 obras para 37 países e para pelo menos 22 instituições internacionais.

Além de ações contínuas de gestão e de comunicação, voltadas para o fortalecimento institucional, estão previstas outras 22 ações para o biênio 2015-2016, entre as quais, o apoio às galerias participantes em importantes feiras internacionais, como a Art Basel in Miami Beach (EUA), ArtBO (Colômbia), entre outras; realização de Art Immersion Trips, por meio das quais o projeto recebe formadores de opinião, profissionais e colecionadores para vivenciar a cena cultural brasileira; capacitação das galerias para atividades específicas e para atuação no mercado internacional; e a realização de pesquisas setoriais e estudos sobre mercados específicos. O conjunto de ações tem como objetivo aumentar o resultado das exportações do mercado primário de arte contemporânea brasileira com uma visão de longo prazo.