09/06/21 11h45

Projetos da Escola de Inovadores são selecionados para Onovolab

Propostas destacam-se pelo potencial inovador e por terem as bases do modelo de negócio formatadas durante curso de empreendedorismo do CPS

Governo de São Paulo

Três propostas de empreendedorismo desenvolvidas na Escola de Inovadores do Centro Paula Souza (CPS), na Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) São Carlos, foram selecionadas para o programa de pré-aceleração do centro de inovação Onovolab, em parceria com a aceleradora online Startadora. Os jovens começaram a participar de mentorias com especialistas para aprimorar os planos de negócio e estruturar suas estratégias para o mercado consumidor. O programa é totalmente online e tem duração de quatro meses. 

De acordo com o professor da Fatec e agente da Inova CPS, Alfredo Colenci Neto, os projetos foram escolhidos pelo potencial de inovação e por terem as bases do modelo de negócio formatadas durante o curso de empreendedorismo do CPS. “A Escola de Inovadores ensina os participantes a tirar as ideias do papel e terem condições de criar suas próprias startups, integrando rodadas de negócio, programas de aceleração, incubação e outras iniciativas para dar continuidade às propostas”, destaca. 

Reduzir, reutilizar e reciclar 

Inspirado nos “três erres” da sustentabilidade, o estudante do curso superior de tecnologia em Gestão Empresarial da Fatec São Carlos, Luiz Carlos Pereira, é um dos classificados para o programa com o projeto 3CoRS, que pretende criar uma rede para compostagem de resíduos orgânicos e reciclagem de papéis, vidros e plásticos descartados durante eventos. “Na Escola de Inovadores consegui ter uma visão sobre como monetizar a proposta e estruturar o modelo de negócio. Os próximos passos envolvem pesquisas para modelar o produto com foco nas necessidades do cliente. A partir daí, será possível planejar o lançamento da startup com apoio das mentorias”, diz. 

Cozinhando na medida certa 

Cansada de chegar em casa com fome e ainda ter que picar os alimentos para cozinhar, Gláucia Silva dos Santos pensou que a solução poderia ser uma cesta com ingredientes selecionados e particionados na medida exata para suas receitas. Com apoio dos colegas Clever Rafael Kalaki e Marriete Nagela Pereira, a ideia de negócio tornou-se trabalho de conclusão do curso de Gestão Empresarial. “Após a formatura, entramos na Escola de Inovadores com a intenção de aperfeiçoar o produto. E o que aconteceu? Saímos com o plano de criar pacotes de assinatura e enviar kits ‘mise en place‘, contendo receitas surpresa para proporcionar novas experiências gastronômicas”, conta Gláucia, que também iniciará a pré-aceleração com uma pesquisa de mercado. 

Fé com estilo 

O ex-aluno da Fatec Taquaritinga, Felipe Amaral, uniu os conhecimentos em processamento de dados ao desejo de empoderar a cultura das religiões afrobrasileiras. Com ajuda do irmão Mateus, o jovem criou o site loja.rezaria.com.br para comercializar camisetas com estampas de textos, guias e termos relacionados a entidades e orixás. “A Escola de Inovadores foi importante para ampliar nossa visão de negócio, aumentar escala, diversificar modelos e definir estratégias de maketing digital para a marca”, explica Felipe. Nesta pré-aceleração, ele pretende adequar o projeto ao formato de startup e também expandir o e-commerce, oferecendo outras mercadorias em parceria com produtores artesanais, como velas, incensos, charutos e ervas para banho. 

fonte: https://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/orgaos-governamentais/etecs/projetos-da-escola-de-inovadores-sao-selecionados-para-onovolab/