20/09/21 11h50

Prorrogada consulta do Trem Intercidades

O projeto prevê interligar a Capital a Campinas, e posteriormente a Americana.

Jornal Todo Dia

 A Secretaria dos Transportes Metropolitanos do estado publicou na última quinta-feira (16) um comunicado de prorrogação por mais um mês da Consulta Pública referente ao projeto do Trem Intercidades - projeto que prevê interligar a Capital a Campinas, e posteriormente a Americana. 

A modelagem do projeto também inclui o serviço Trem Intermetropolitano e da operação, manutenção e obras, com melhoria do desempenho e da qualidade do serviço da Linha 7-Rubi da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).

"Esse é um projeto que vai resgatar a possibilidade de transporte ferroviário entre as cidades, uma demanda antiga e que vai beneficiar muitos cidadãos" diz o secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy. 

O Trem Intercidades terá 100 km de extensão e contará com um serviço expresso entre Campinas, Jundiaí e São Paulo, e outro serviço parador entre Campinas e Francisco Morato, atendendo às cidades Louveira, Valinhos e Vinhedo.

A expectativa é de atender até 60 mil passageiros/dia em todos os serviços. 

O prazo de execução total do projeto é de sete anos, a partir da assinatura do contrato, com possibilidade de entrega do serviço do Trem Intercidades em quatro anos.

A perspectiva é publicar o edital de licitação, realizar a sessão pública para recebimento das propostas e assinar o contrato no primeiro semestre de 2022. 

fonte: https://tododia.com.br/cidades/prorrogada-consulta-do-trem-intercidades