18/03/19 13h14

ProVA estimula inovação no varejo e movimenta o ecossistema de startups

Laboratório de Inovação para o Varejo Brasileiro firmou mais de 15 contratos com novos empreendedores

ABDI

O setor varejista está em plena transformação e o governo está atento às mudanças. O Laboratório de Inovação para o Varejo Brasileiro (ProVA), da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), estimula a inovação tecnológica e capacita os empreendedores desse segmento, que tem movimentado a economia do país. Em apenas 10 meses de Programa, mais de 15 contratos já foram firmados entre as startups residentes e as empresas varejistas – incluindo um registro de patente de um equipamento de autoatendimento de Realidade Aumentada, por exemplo. Na última segunda-feira (11), o Programa iniciou seu 3º ciclo. As quatro startups selecionadas são de São Paulo e possuem as mais variadas expertises. São elas:

  • HandOver – A startup vem para resolver um problema simples de mobilidade e logística urbana por meio de uma ideia inovadora e exclusiva que propõe utilizar Lockers modernos, em um formato cúbico e modular. O Locker possui mecanismo de segurança e é destravado via aplicativo. A solução é 100% conectada a uma plataforma digital.
  • MondoDX - Painel digital de realidade aumentada para exposição de produtos a partir de cards de papel. A solução é integrada com analytics, e-commerce e digital signage, permitindo a troca de conteúdo e gestão a distância.
  • Epadoca.com - Aplicativo e site exclusivo para padarias com serviços de: aviso de pão quentinho; delivery; encomenda online; promoções e Cupons de desconto.
  • Hub Beauty Tech - Um hub formado por startups de moda e beleza que trabalham de forma integrada. Oferece soluções inovadoras para a nova geração de consumidores, como nosso closet virtual, a HOTD, que funciona como uma plataforma de experimentação, que dá a possibilidade de as pessoas terem uma experiência com a roupa antes de comprar, utilizando o conceito de FaaS - Fashion as a Service.

 

PROVA

O espaço promove a conexão, o aprendizado, a experimentação e a difusão da cultura de inovação, dedicado a desenvolver soluções, principalmente digitais, para os lojistas. O Laboratório possui diversas estratégias para auxiliar o desenvolvimento de  ideias e negócios com este nicho de mercado. Uma delas é o Programa de Residência de Startups, que tem o objetivo de abrigar startups que estão desenvolvendo soluções para melhorar a competitividade do setor varejista.

O Programa é dividido em ciclos – cada um recebe, em média, 15 inscritos. Desse total, são selecionadas quatro startups por ciclo – seguindo critérios estabelecidos pela banca avaliadora, como proposta adequada, modelo de negócio de alta escalabilidade, experiência no segmento, potencial de mercado entre outros.

Depois de selecionadas, as startups passam pela fase de aceleração, que dura quatro meses. Durante esse período, elas podem apresentar soluções aos varejistas na área de demonstração de tecnologia e recebem mentoria da equipe de consultores do ProVA. O objetivo central é que as tecnologias digitais trabalhadas pelas startups possam ser incorporadas – via parcerias, contratos, aquisições, etc – aos negócios das empresas varejistas brasileiras visando à melhoria da sua competitividade.

As startups poderão demonstrar suas tecnologias para o ecossistema do varejo, utilizar a estrutura do ProVA para trabalhar e se conectar de forma mais intensa com a rede do Laboratório, sobretudo varejistas. O espaço é compartilhado entre empreendedores nas áreas de tecnologia e inovação, no qual até três membros da empresa poderão fazer uso do ambiente de coworking para trabalho.

 

Shopper UM

Um case de sucesso, startup que passou pelo Programa em 2018, é o da Shopper UM – empresa pioneira no Brasil a unir a tecnologia de Realidade Virtual e Aumentada com a ciência do comportamento de compra do shopper (cliente). A empresa atende no formato B2B, desenvolvendo soluções tecnológicas e promovendo ativações assertivas, sempre visando o aumento das vendas dos varejistas. Recentemente, a startup está passando por uma imersão em Connecticut, nos EUA.

 

Dados do setor

Segundo dados do Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), divulgado em janeiro deste ano, o varejo brasileiro cresceu 2,5% em 2018 em relação a 2017 (depois de descontada a inflação). Essa foi a primeira vez desde 2014 que o índice fechou o ano com resultado positivo. Com relação ao varejo digital, a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) registrou que o e-commerce do País chegou a R$ 37,9 bilhões no segundo semestre de 2018, crescimento de 15% em relação ao mesmo período de 2017.

 

Novas inscrições

As startups interessadas em participar do Programa de Residência devem ficar atentas, pois as novas inscrições serão abertas já no 2º semestre de 2019. Fique de olho no site da ABDI!

 

» Histórico dos Ciclos

Startups residentes do 1º Ciclo:

xGB - Empresa de tecnologia inteligente que desenvolve soluções disruptivas para empresas, utilizando Realidade Aumentada e Realidade Virtual.

Shopper UM - Pioneira no Brasil a unir a tecnologia de Realidade Virtual e Aumentada com a ciência do comportamento de compra do shopper (cliente), a startups atende no formato B2B

Horvath -  A Horvath acredita que a tecnologia é a melhor ferramenta para ser utilizada ao nosso favor, é por isso que todas as suas camisas são desenvolvidas no Vale do Silício (EUA), berço das principais empresas de tecnologia do mundo.

SEED - Otimização de resultados com base em análise de fluxo de pessoas, perfil do consumidor e hot zones. Inteligência de varejo com tecnologia de alta precisão.

 

Startups residentes do 2º Ciclo:

Dispute Click - Ferramenta de marketing e publicidade que tem como objetivo estimular o aquecimento do comércio, alavancando as vendas e proporcionando mais visibilidade às empresas parceiras.

Gofind - Localizador de produtos para diminuir rupturas e aumentar o engajamento com o consumidor. A ferramenta mostra ao cliente onde encontrar produtos da marca que procura nas proximidades.

Zipz - App de descontos que reúne ofertas de diversas lojas, como restaurantes, bares, fast food, pet shop e salão de beleza

Clickvision - Plataforma digital que utiliza realidade aumentada e conecta usuários, óticas, oftalmologistas e indústria.

 

» Serviço

O ProVA está localizado no Shopping Frei Caneca e possui espaço de coworking e ilha de demonstração de tecnologias para até quatro startups, além de diversos eventos que trabalham e discutem as principais questões relacionadas à melhoria da competitividade do varejo brasileiro.