23/08/07 10h53

PSA busca nacionalizar 1,6 mil peças

Gazeta Mercantil - 23/08/2007

Com o objetivo de ampliar o índice de nacionalização dos veículos produzidos no Mercosul, o Grupo PSA Peugeot Citroën inaugurou ontem em São Paulo um showroom de autopeças. A estratégia da empresa, ao colocar em exposição 1.700 componentes importados, é tentar atrair os fornecedores para participar do programa de nacionalização. "Apesar do câmbio favorável para importação, a empresa mantém o trabalho contínuo de aumentar a quantidade de peças na produção local", disse Maurício Martins, diretor de compras para a América Latina. "O dólar, mesmo favorável para importação, as vezes não compensa os gastos com logística e os transtornos na alfândega para a liberação das peças", destacou Martins. Segundo o diretor de compras do Grupo PSA, itens que mais pesam no custo da logística são pequenas peças. "Não compensa trazer variedade de pequenos componentes da Europa, é melhor comprar no Brasil", destacou Martins. "A estratégia é aumentar a parceria com os fornecedores do Mercosul para manter uma base sólida na região, não pensando no momento atual, mas em longo prazo".