06/01/21 10h53

R2IBF investirá R$ 35 milhões na construção de nova fábrica em Mogi das Cruzes

InvestSP presta suporte para o investimento da empresa de radiofármacos no Estado de São Paulo

InvestSP

Criada em 2019, a R2IBF é uma empresa brasileira focada no desenvolvimento e produção de radiofármacos. Formada pela união entre as empresas R2 e IBF, a companhia prepara-se para construir sua quinta fábrica no Brasil. A R2IBF investirá R$ 35 milhões em Mogi das Cruzes na região metropolitana de São Paulo, e deve gerar 15 novos empregos de alta capacitação técnica.

A nova unidade produzirá os marcadores radiofármacos FDG e 18F-PSMA-1007, contrastes radioativos para exames de imagem em equipamentos PETCTs utilizados com maior frequência em exames oncológicos, mas com aplicações importantes também em neurologia e cardiologia. A produção atenderá, principalmente, clínicas e hospitais na cidade de São Paulo e em municípios a um raio de até 200 km da capital.

Os radioisótopos produzidos pela empresa têm um tempo de vida limitado, tornando o processo logístico um fator crucial para o sucesso dos seus negócios. A R2IBF que já possui quatro unidades no Brasil em São José do Rio Preto, Porto Alegre, Duque de Caixas e Curitiba, procurou a InvestSP para ficar mais próxima da capital Paulista.

A agência de atração de investimentos já havia prestado suporte a R2IBF na construção da unidade de São José do Rio Preto. Desta vez, teve a tarefa de encontrar um local próximo à região central de São Paulo e adequado para construção da nova unidade.

Para o presidente do Conselho Administrativo do Grupo R2IBF, José Martins, a localização da fábrica em Mogi das Cruzes será importante para os planos da empresa. "A R2IBF agradece a cidade de Mogi das Cruzes que está apoiando fortemente a instalação da nova planta de produção, pesquisa e desenvolvimento de radiofármacos para PETCT. Essa nova filial da IBF, atenderá a demanda da capital e cidades próximas com mais eficiência e segurança. E a proximidade do Aeroporto de Guarulhos possibilitará atuar como backup das demais plantas do Grupo R2IBF para praticamente todas as regiões do país”, disse Martins.

O presidente da InvestSP, Wilson Mello, falou sobre a importância dos investimentos na área de saúde. “Os projetos de saúde são considerados de alta impacto para a nós. A cada novo investimento consolidamos a posição de São Paulo como um polo de tratamento médico e de pesquisa em saúde. Isso se reflete em mais qualidade de vida para a população do estado”, afirmou Mello.

As plantas produtivas da R2IBF fazem uso intensivo de tecnologia e necessitam de mão de obra altamente especializada. Parte importante das atividades da R2IBF é voltada para a área de pesquisa, desenvolvimento e inovação. A nova unidade estará próxima aos principais centros de investigação da área médica no Brasil e será um núcleo de pesquisa em radiofármacos para medicina nuclear.

A expectativa da empresa é que a fábrica esteja pronta no final de 2022 e comece a operar em janeiro de 2023.