18/07/19 12h03

Região de Araraquara terá aumento de 47% na próxima safra da laranja

Estimativa realizada pelo Fundecitrus corresponde à produtividade por hectare na colheita de 2019/2020

A Cidade On - Araraquara

A safra de laranja 2019/2020 deve ser a maior da história em produtividade por hectare no cinturão citrícola de São Paulo e triângulo sudoeste mineiro. A estimativa foi feita pelo Fundecitrus.

Cada hectare deve produzir 1051 caixas de laranja, um aumento de 36% na média em relação as 765 caixas por hectare colhidas na safra anterior.

Na região de Araraquara, o crescimento deve ser ainda maior, quase 47% em relação à safra anterior. Ou seja, aproximadamente 1125 caixas de laranja por hectare nesta colheita.

O coordenador da pesquisa de estimativa de safra do Fundecitrus, Vinícius Trombin, conta que o setor da laranja passou por uma revolução. "O replantio de 80% dos pomares nos últimos 15 anos, implementados sob um novo conceito de mudas, que têm maior nutrição e irrigação direcionadas, faz com que ele seja de melhor qualidade. Além disso, esses pomares implementados com uma densidade maior e o sucesso no combate as doenças e pragas da citricultura, combinado com as questões climáticas, resultou nessa produtividade. A maior da história da citricultura", explica.

De acordo com o fundo, das 5, 8 mil propriedades da laranja na região, cerca de 80%, ou seja, mais de 4 mil, são de pequenos produtores - com menos de 20 mil pés de laranja.

Por conta do alcance para grandes e pequenos produtores, o aumento na produtividade deve movimentar a economia da região de Araraquara e também aumentar a oferta de empregos no campo.

"O produtor tem uma rentabilidade maior e com isso ele irá gerar maior renda. Afinal, o produtor paga para o funcionário e ele gasta no supermercado, açougue ou escola, movimentando o comércio de cidades como Araraquara, que são importantes na laranja. Além desse aumento, cresce ainda o número de empregos. Na citricultura nós estimamos 230 mil empregos diretos e indiretos", reafirma Vinicius.

O estudo de estimativa da Fundecitrus mostra ainda que outras regiões terão aumento na produtividade por hectare acima da média de 36%. A região de bebedouro deve ter crescimento de 78% nas caixas de laranja por área em relação à safra anterior e a região de São José do Rio Preto, também analisada na pesquisa, aumento de 128%