27/01/23 13h13

Região de Sorocaba lidera criação de emprego industrial

Cruzeiro do Sul

O setor industrial abriu 6.160 novos postos de trabalho na região de Sorocaba, no período de janeiro a novembro do ano passado. O desempenho foi o melhor entre todas as regiões do interior do Estado de São Paulo nos onze primeiros meses de 2022. Sorocaba ficou atrás apenas da capital paulista, que gerou 11.214 vagas. A segunda colocada no interior foi a região de Campinas, onde as empresas industriais criaram um total 1.144 empregos.

Os dados sobre as contratações feitas pelas indústrias em novembro foram divulgados nesta quinta-feira (26) pelo Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), com base nas informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho. Conforme o estudo, somente no penúltimo mês do ano passado, a Regional Sorocaba do Ciesp registrou a abertura de 62 vagas na indústria, o que representa uma variação de 0,05% em relação ao mês anterior.

Ainda no mês de novembro, o saldo líquido de vagas de emprego na indústria no Brasil foi de 135.495 postos de trabalho. Esse resultado representa uma variação negativa de 0,32% em comparação com o mês de outubro do ano passado, quando foram abertos 162.029 postos de trabalho.

Apenas na indústria de transformação -- seguimento que realiza a transformação de matéria-prima em um produto final ou intermediário que vai ser novamente modificado por outra indústria --, o saldo nacional foi negativo em novembro, mês em que foi registrado uma redução de 26.628 vagas de emprego, representando uma queda de -0,35% em comparação com o mês anterior. No acumulado do ano, a indústria de transformação gerou 329.690 postos de trabalho no Brasil, representando um aumento de 4,57% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Já no Estado de São Paulo, o saldo de vagas na indústria em geral no mês de novembro foi de 50.908 novos postos de trabalho, enquanto na indústria de transformação o saldo foi negativo em 10.366 vagas. No acumulado do ano, a indústria de transformação do Estado gerou mais 100.116 vagas, representando um crescimento de 4,41%.

Segundo o diretor titular do Ciesp Sorocaba, Erly Domingues de Syllos, esses números refletem os bons resultados do ano passado. “Observamos uma tendência de crescimento de geração de empregos formais que se manteve ao longo de 2022”, disse. No entanto, Syllos alertou que “para que essa tendência se mantenha é necessário que sejam feitas as reformas tributária e administrativa, além de uma política que estimule a indústria brasileira”.

O diretor do Ciesp Sorocaba lembrou que a indústria de transformação chegou a representar 27% do PIB na década de 1980, hoje, porém, representa 11,3%. “O Estado de São Paulo é o que mais contribui para o País, sendo responsável por mais de 30% da riqueza gerada no Brasil e nossa região tem um papel muito representativo, sendo uma das regiões mais fortes e pujantes no setor industrial”, destacou Syllos. (Da Redação)

 

https://www.jornalcruzeiro.com.br/sorocaba/noticias/2023/01/709030-regiao-lidera-criacao-de-emprego-industrial.html