04/04/14 17h20

Rhodia conclui compra da Erca e planeja expansão

Valor Econômico

A Rhodia, que pertence ao grupo belga Solvay, concluiu nesta semana a compra dos ativos da Erca Química no Brasil, em operação que permitirá à empresa mais que dobrar a capacidade de produção de especialidades químicas de alto desempenho no país, reunidas na unidade de negócios Solvay Novecare. O projeto de crescimento nesse segmento inclui futura expansão de capacidade e novas aquisições na América Latina.

A aquisição dos ativos da Erca - uma fábrica em Itatiba (SP) e o portfólio de produtos no país para os mercados de formulações agro e cuidado pessoal e do lar - foi anunciada em novembro e envolveu investimento inicial de R$ 100 milhões. O negócio representa o primeiro passo da estratégia de crescimento da Novecare no mercado latino-americano, disse ao Valor a vice-presidente dessa unidade de negócios para a América Latina, Valdirene Licht.

"A meta é estar entre os três maiores nos segmentos atendidos na região", contou a executiva. "A Erca já tinha três ou quatro tecnologias adicionais e, com esse investimento, podemos trazer tecnologia nossa que já era oferecida lá fora mas não no país."

A Solvay Novecare atende clientes nos mercados de agricultura, cuidado pessoal e do lar, petróleo e gás, tintas industriais e indústrias. Hoje, apenas no segmento de agricultura, que no Brasil mostra crescimento de dois dígitos ao ano, a Novecare aparece no grupo das três maiores. "Estamos investindo em mercados de rápido crescimento e a compra de uma plataforma industrial torna isso mais veloz", explicou a executiva.

Nos próximos 18 meses, a Rhodia vai transferir gradualmente a produção da sua fábrica em Santo André (SP), que será desativada, para a unidade fabril de Itatiba. Em três anos, a capacidade de produção no interior paulista terá mais que dobrado, com possibilidade de absorção de todos os empregados de Santo André.

De acordo com Valdirene, a compra dos ativos da Erca, que tem origem italiana, está alinhada à estratégia global do grupo Solvay de reforçar o portfólio da Novecare. Com faturamento global de € 1,6 bilhão, a unidade de negócios ganhou com o mais recente reforço a americana Chemlogics, fornecedora de produtos químicos usados na indústria de óleo e gás comprada, em outubro do ano passado, por US$ 1,3 bilhão. Antes disso, foram fechadas outras quatro aquisições, entre 2009 e 2012, em mercados de crescimento acelerado como China e Índia.

Além da conclusão da operação de compra dos ativos da Erca, assinada na terça-feira, a Rhodia está costurando uma parceria para a fabricação de produtos para os segmentos de construção e têxtil no Brasil, mercados nos quais a empresa com sede na Itália permanecerá atuando.