21/08/14 15h55

Ribeirão Preto ganha centro gratuito de formação

Estrutura é mantida por empresas ligadas ao Piso e pelo sindicato das companhias de informática

A Cidade

Ribeirão Preto ganha a partir de hoje uma estrutura de formação de profissionais para as empresas de Tecnologia da Informação (TI). Os alunos não pagarão nada pelos treinamentos.

Instalado no interior do Parque Tecnológico, na zona Oeste, o Centro de Capacitação em Software foi criado para auxiliar companhias que enfrentam dificuldades para contratar profissionais qualificados.

Até dezembro, o Centro deve abrir 20 vagas para capacitação. Será o segundo grupo. Vinte outros já foram formados pelo programa durante treinamento.

“Como existe uma forte demanda por cursos, o Polo Industrial de Software [Piso] faz parcerias com escolas técnicas, centros de formação e universidades para até dezembro abrimos uma nova turma”, afirma a gerente do Piso, Andressa Cantolini Zamoner.

Segundo ela, os treinamentos têm duração de quatro meses e capacidade para 20 alunos. “E o melhor é que o investimento do aluno é zero, visto que o curso é pago pelos empresários e pelo Sindicato das Empresas de Processamento de Dados e Serviços de Informática do Estado de São Paulo [Seprosp]”, explica.

“Trata-se de uma solução encontrada para driblar a escassez de mão de obra do setor, oferecendo qualificação e profissionalização gratuitas”, completa.

O Centro nasceu da parceria entre o Piso, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia e a Fundação Instituto Polo Avançado de Saúde (Fipase), que em 2012 enviaram ao governo paulista projeto solicitando apoio para a implementação da iniciativa. O Centro de Capacitação em Software está em fase de finalização e deverá receber, ainda no segundo semestre deste ano, sua primeira turma de capacitação em Tecnologia da Informação (TI).

Segundo a gerente do Piso Andressa Zamoner, em um treinamento de formação não é necessário ter conhecimentos em TI. “Pedimos que o aluno esteja fora do mercado de TI e que goste de matemática, visto que o curso é totalmente voltado para a área de Exatas”, diz.

De acordo com ela, dos 20 alunos do curso inicial gratuito de .Net, que terminou em julho, 18 já estão empregados. “Mostramos que em Ribeirão Preto existe uma forte indústria de software e que demanda profissionais qualificados. Nossos empresários entendem que investir em formação de profissionais é fundamental para o desenvolvimento da empresa, de seus colaboradores e da economia local como um todo”, conclui Andressa.