08/04/19 11h21

RMVale aumenta a exportação de aviões e reduz petróleo e veículos

Região registra o terceiro período consecutivo com alta na venda de aviões da Embraer no exterior; empresa é uma das maiores exportadoras do país; na contramão, a exportação de petróleo e carros diminuiu neste ano

O Vale

Dos três produtos mais vendidos pela RMVale no exterior, apenas as aeronaves tiveram alta nas exportações no primeiro trimestre deste ano, segundo dados do Ministério da Economia.

O segmento saltou de US$ 490,1 milhões exportados entre janeiro e março do ano passado para US$ 561,9 milhões em igual período deste ano, um crescimento de 14,64%.

Também é o terceiro período consecutivo com alta nas vendas de aviões da Embraer no exterior, empresa que é uma das maiores exportadoras do país.

Em janeiro, a RMVale registrou alta de 50,33% na exportação de aeronaves, índice que ficou em 48,40% no primeiro bimestre.

Na contramão, os outros dois produtos principais da cesta de exportações da região reduziram as vendas no trimestre.

O destaque negativo ficou por conta dos automóveis, exportados por Taubaté, São José dos Campos e Jacareí.

O volume caiu 43,28% nos três meses deste ano, com US$ 167,5 milhões contra US$ 295,3 milhões no primeiro trimestre do ano passado.

PETRÓLEO.

Depois de anotar alta de 285,24% em janeiro e 50% no primeiro bimestre, a exportação de petróleo recuou -2,17% entre janeiro e março. As cidades venderam US$ 1,090 bilhão contra US$ 1,115 bilhão no primeiro trimestre de 2018. As principais exportadoras de petróleo do Vale são Ilhabela e São Sebastião.

Os resultados impactaram a cesta dos 10 produtos mais exportados pelas empresas da região, cujo montante vendido no primeiro trimestre foi de US$ 2,3 bilhões, queda de -5% ante o desempenho do mesmo período do ano passado, de US$ 2,5 bilhões.

Cesta com 10 produtos é responsável por 96% das exportações da RMVale em 2019

As exportações da RMVale estão cada vez mais dependentes de 10 produtos, especialmente petróleo, aviões e automóveis. No primeiro trimestre deste ano, 10 itens produzidos na região foram responsáveis por 96% do total vendido ao exterior. Segundo recorde em dois meses. No bimestre, o índice foi de 96,39%. O top 10 da cesta de exportação do Vale acumulou US$ 2,3 bilhões em vendas de um total exportado de US$ 2,4 bilhões pela RMVale. Trata-se do segundo maior percentual de participação do top 10 no total das exportações em toda a série histórica do Ministério da Economia, que começa em 1997.

Economista defende em livro 'diversificação nas exportações'

No livro "Complexidade econômica", o economista Paulo Gala aponta a importância da diversificação nas exportações, avaliação que serve ao Brasil --recordista na exportação de commodities-- e ao Vale do Paraíba. "Se determinada economia é capaz de produzir bens não ubíquos, raros e complexos, estamos diante de uma indicação de que o país tem um sofisticado tecido produtivo". Segundo ele, em vez de o país (e a região) continuar "extraindo recursos naturais", como o petróleo bruto, deveria investir na sofisticação produtiva, segundo ele "como fizeram os países nórdicos".