10/08/18 12h27

RMVale tem 27 empresas entre as mil que mais exportam no Brasil

Relação do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior traz 20.540 empresas de todo país, sendo 337 delas instaladas na RMVale; entre janeiro a julho, região ganhou mais duas empresas no 'top 1.000'

O Vale

Duas empresas do Vale do Paraíba entraram para o seleto grupo das mil que mais exportam no país e a região aumentou de 25 para 27 a participação no topo do ranking nacional, que contempla 20.540 companhias.

O levantamento foi feito pela reportagem de OVALE com dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e considera o volume de exportações de janeiro a junho deste ano.

No entanto, 17 companhias instaladas na região recuaram na lista na comparação com a posição do ranking de janeiro a junho.

Outras sete empresas melhoraram a colocação.

O resultado é que a RMVale caiu de 9 para 6 empresas entre as 100 maiores exportadoras brasileiras, ranking liderado por Petrobras, Vale e Bunge Alimentos.

MELHORES

A lista conta com a Embraer (8º lugar) de São José dos Campos, a Repsol Sinopec Brasil (40º) e duas da Shell Brasil Petróleo (44º e 57º), todas de Ilhabela, a Volkswagen (63º) de Taubaté e a Repsol Sinopec (71º) de Ilhabela. Mesmo que algumas tenham o mesmo nome, trata-se de companhias com CNPJ diferente.

A General Motors (102º) de São José e a Fibria Celulose (112º) de Jacareí deixaram o grupo das 100 maiores exportadoras. Na lista anterior, as empresas estavam na 82ª e 94ª colocação, respectivamente.

Ao todo, o Vale possui 337 empresas exportadoras no ranking nacional contra 313 na listagem anterior, um aumento de 7,67%. "Fornecer para o mercado internacional, muitas vezes, há exigências de certificações e qualificações que exigem preparo. As empresas têm que investir nessa preparação para exportar", declarou à reportagem Marcelo Nunes, coordenador do Cluster Aeroespacial e de Defesa, no Parque Tecnológico de São José.

São José, Jacareí e Taubaté são as líderes do ranking de exportadoras, diz relatório

São José foi de 104 para 113 empresas no ranking das exportadoras do país, cinco delas entre as 1.000 que mais vendem. Jacareí vem em seguida, com 51 empresas no ranking de exportação, sendo três delas (Fibria, Avibras Aeroespacial e Dow Agrosciences) entre as 1.000 que mais vendem ao estrangeiro.

Taubaté é a terceira cidade da região com mais companhias exportadoras (41), sendo que cinco (Volks, Onesubsea do Brasil, Embraer, Ford e GE Energias Renováveis e) no grupo das 1.000 exportadoras.

Depois delas, aparecem Pindamonhangaba (38), Caçapava (21), Lorena (16), Guaratinguetá (15), Cruzeiro (10), Ilhabela (7), São Sebastião e Tremembé (4), Jambeiro (3), Aparecida, Caraguatatuba, Cunha, Potim e Santa Branca (todas com 2) e Paraibuna, Piquete, Queluz e Roseira (com 1).