10/02/20 14h35

Rodada de Negócios atrai produtores rurais e empresas no Pontal do Paranapanema

Primeiro evento da iniciativa na região será realizado nesta segunda-feira (10), no município de Presidente Prudente

Governo do Estado de SP

Dentro das ações do Programa Cultivando Negócios, o Governo de São Paulo, por meio da Secretaria da Justiça e Cidadania e da Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp), realiza nesta segunda-feira (10) a primeira Rodada de Negócios do Pontal do Paranapanema com produtores rurais dos assentamentos estaduais e empresas que buscam estabelecer parcerias de comercialização. 

O evento será realizado a partir das 14h, no Inova Prudente, em Presidente Prudente, e contará com a presença do diretor-executivo da Fundação Itesp, Claudemir Peres, de prefeitos, deputados e outras autoridades. 

O objetivo da ação é colocar frente a frente produtores rurais e empresas cadastradas no programa para que eles comecem uma aproximação, visando à comercialização dos alimentos e produtos dos assentamentos rurais oriundos da agricultura familiar. 

“A Fundação Itesp é responsável por intermediar esse contato direto e aproximar os lados para que negócios sejam concretizados. Queremos que os produtores rurais vendam seus produtos para aumentar a lucratividade, a renda familiar e a geração de empregos no campo”, salienta Claudemir Peres. 

Produtores 

Produtores rurais dos 13 municípios da região que possuem assentamentos estarão presentes na exposição de alimentos de diversas cadeias produtivas. Os representantes das empresas serão encaminhados pelos técnicos da Fundação Itesp para que conheçam os produtos e comecem uma possível negociação. 

Para fortalecer a execução do programa, os compradores pessoas jurídicas receberão do Governo do Estado de São Paulo o “Selo da Cidadania – Fortalecendo os Negócios do Campo”, que reconhece a contribuição das empresas ao desenvolvimento da produção agropecuária paulista e demonstra que os produtos oferecidos são oriundos do Cultivando Negócios. 

“O programa pretende fazer, por meio da Rodada de Negócios, uma aproximação entre as partes. É importante que as empresas conheçam os produtores e a qualidade dos alimentos que pretendem comprar. Queremos que seja o início de uma conquista dos produtores rurais que enfrentam muita dificuldade no campo principalmente para escoar a produção”, completou Claudemir Peres. 

Comerciantes, empresários e moradores da região que queiram conhecer os produtos dos agricultores podem prestigiar o evento. 

Cadeia do leite 

Produtores de leite terão a oportunidade de conhecer e fechar negócios com relação às novas técnicas de biotecnologias de reprodução com transferência de embriões, com a empresa Condomínio Rural Canto Porto, cadastrada no programa. No mês passado representantes da empresa estiveram em Mirante do Paranapanema apresentando os trabalhos. Muitos produtores ficaram interessados em aderir à nova tecnologia e estarão no evento para realizar o fechamento do contrato e iniciar os trabalhos. 

A Fundação Itesp busca, com a parceria, alavancar a produção leiteira nos assentamentos estaduais. A média dos animais dos bons produtores de leite é de aproximadamente 15 litros por dia. Com esse melhoramento genético, o objetivo é passar de 20 litros por dia por animal. 

Cultivando Negócios 

O Programa Cultivando Negócios foi lançado recentemente pelo Governo de São Paulo, de modo a potencializar investimentos nas regiões e estimular o comércio. A iniciativa busca aproximar produtores rurais de assentamentos estaduais, comunidades quilombolas e compradores. 

A plataforma digital pode ser acessada na internet pelo endereço www.cultivandonegocios.sp.gov.br. Ela permite que comprador e produtor possam se cadastrar e disponibilizar suas intenções de compra, no caso de empresários e comerciantes, e para o produtor, a quantidade de produto disponível que ele tem em estoque. 

Os negociantes podem trocar contatos e finalizar compromissos, levando mais valor aos produtos, gerando lucratividade e escoamento da produção. O Cultivando Negócios visa a gerar emprego, renda e desenvolvimento para todas as regiões de São Paulo, com o objetivo de aumentar a produção e criar novas tecnologias para os agricultores e comunidades quilombolas. 

Somente em 2019, os produtores rurais, que tem assistência pela Fundação Itesp, comercializaram mais de R$ 310 milhões em todo o Estado, no universo pesquisado de 77,5%. 

Na região do Pontal do Paranapanema, foram movimentados R$ 135 milhões, envolvendo 3.927 famílias de 19 municípios. No total, a região possui 4.913 famílias. No Estado de São Paulo, são 7.133 famílias.