18/09/20 13h13

Rumo investe R$ 50 mi em São Carlos

O município será contemplado com três obras

Jornal Primeira Página

Rodrigo Verardino de Stéfani, Marcelo Rodrigues e Bruno Madalena, representantes da empresa Rumo, concessionária ferroviária da Malha Paulista, apresentaram ontem (16), no Paço Municipal, ao Prefeito Airton Garcia (PSL), aos secretários de Planejamento e Gestão, Caco Colenci, de Transporte e Trânsito, Ingridi Cazella e ao chefe de gabinete da Prefeitura José Pires (Carneirinho), os projetos de três obras no município de São Carlos, um investimento de cerca de R$ 50 milhões.

As três obras terão início no primeiro semestre de 2021 e com prazo de 18 meses para conclusão. A primeira obra é a duplicação do viaduto da Praça Itália, tão aguardada pelo município e que seu início foi postergado várias vezes devido a problemas no projeto executivo, explicou o Chefe de Gabinete Carneirinho. “Essa é uma das obras que foi transferido pelo Governo Federal para a Rumo. A transferência foi passada para o setor privado porque o projeto estava cheio de problemas desde o início, e estamos tendo sindicância em cima desse projeto e até devolução de dinheiro. E como a Rumo é uma empresa privada será mais fácil a realização do projeto que foi readequado pela Prefeitura e já foi aprovado”, ressaltou.

A segunda obra que será realizada pela Rumo é a duplicação do viaduto Prefeito Antonio Massei, que fica próximo a Estação Ferroviária e a terceira obra será a construção de uma passagem sobre a linha férrea para pedestres com três rotatórias na região do CDHU, na Vila Morumbi. Além disso, a Rumo anunciou a vedação de toda a linha férrea no município de São Carlos, com muro de concreto e alambrado, para evitar que as pessoas transitem nessas áreas.

Já Caco Colenci disse que a expectativa é grande por parte do município. “Uma obra esperada há muito tempo e que contribui com o desenvolvimento da cidade. Isso gera desenvolvimento, empregos e faz o dinheiro circular no município. A expectativa é que as obras comecem no primeiro semestre de 2021 e sejam entregues até final 2022”, comemora o secretário de Planejamento e Gestão.

Contorno ferroviário (mudança dos trilhos)

Outro assunto comentado na reunião foi a mudança dos trilhos, o contorno ferroviário no município de São Carlos. Rodrigo Stéfani, relações institucionais da RUMO, disse que o contorno ferroviário foi aprovado no primeiro momento, mas os técnicos e engenheiros do Tribunal de Contas da União (TCU) deram um parecer ao Ministro relator da renovação de concessão da Malha Paulista que só seria aprovado se tivesse o projeto executivo, mas o município de São Carlos não tem esse projeto junto a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Mesmo assim, São Carlos está autorizado a montar esse projeto executivo e apresentar a ANTT para obter a autorização.

Buzina dos trens

Questionado sobre a emissão de ruído e uso de buzina por composições ferroviárias que trafegam pelo perímetro urbano do município. Stéfani, disse que o governo Federal é que regulamenta o volume da buzina dos trens, por meio da ANTT. Agora, a empresa está testando novas técnicas para diminuir o número de vezes que a buzina é acionada. Há duas semanas a buzina está sendo acionada somente duas vezes, antes era acionada 4 vezes, e onde tem curvas, a buzina não será mais acionada, com isso irá diminuir o volume da buzina na cidade.

fonte: https://www.jornalpp.com.br/noticias/cidades/rumo-investe-r-50-mi-em-sao-carlos/