14/08/07 11h34

Santos-Brasil investe para receber supernavios

Gazeta Mercantil - 14/08/2007

Para manter o ritmo de crescimento dos dois dígitos nos próximos anos, a Santos-Brasil investe em 2007 cerca de R$ 300 milhões (US$ 159,6 milhões). Deste total, R$ 95 milhões (US$ 50,5 milhões) foram aplicados na aquisição da Mesquista S.A. Transportes e Serviços, anunciada há duas semanas. O restante será aplicado na ampliação do terminal de contêineres no Porto de Santos. Com a nova empresa e a construção de um novo terminal, a Santos-Brasil vai ampliar em 50% sua área física no maior porto do Brasil até o ano que vem. A empresa dispõe hoje de 480 mil m² de área. O novo terminal agregará 112 mil m². Da Mesquita, vai incorporar três áreas - duas próprias alfandegadas em Santos (64,7 mil m²), Guarujá (52,9 mil m²) e outra alugada em São Bernardo do Campo (106 mil m²). No mesmo complexo, localizado na margem direita do Porto de Santos (Guarujá), a Santos-Brasil opera um terminal para exportações de carros, com área de 190 mil m². O novo terminal da Santos-Brasil será construído numa área contígua onde já tem capacidade de movimentar 1,5 milhão de TEU por ano. Com isso, vai agregar mais 400 mil TEU. O objetivo é chegar a capacidade de 2,4 milhões de TEU em 2008 com obras e otimização dos espaços. Nesta fase de integração com a Mesquita, a Santos-Brasil incorpora ao seu patrimônio uma frota de 100 caminhões, com idade média de três anos, além de três áreas . Entre os serviços a serem harmonizados entre Santos-Brasil e a Mesquista, estão o despacho aduaneiro, transporte rodoviário, distribuição e armazenamento geral, além de armazenamento alfandegado. Além das obras do novo pátio, a Santos-Brasil vai construir mais um berço de atracação. A empresa ainda vai comprar três novos guindastes, ao custo de US$ 7 milhões cada, para carregar e descarregar navios super post-panamax. Essas embarcações precisam de portos com calados de 15 metros, o que Santos só terá dentro de cinco anos com obras de aprofundamento do canal.