28/12/18 11h54

São Bernardo planeja abrir terceiro edital de incubação em 2018

Diário do Grande ABC

 O Ceitec (Centro de Empreendedorismo e Inovação Tecnológica), localizado no Baeta Neves, em São Bernardo, deve abrir o seu terceiro edital de chamada à captação de 15 projetos, que poderão ser incubados a partir de março de 2019. Desde agosto deste ano, quando o primeiro chamamento foi aberto, já foram selecionadas 20 propostas e mais 20 devem ser anunciadas até fevereiro do ano que vem.

 Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Trabalho e Turismo da cidade, Hiroyuki Minami, os chamamentos anunciados foram para pré-incubação. Esta primeira fase, chamada de Sinergya, inclui projetos que estão em busca da modelagem mais adequada para o negócio.

 “O que fizemos até agora é um processo onde desenvolvemos a ideia junto com o seu criador. Por exemplo, auxiliamos na criação de um protótipo e verificamos se existe similar no mercado. Tudo isso é feito com o auxílio de um conselho multidisciplinar, com mentores na área técnica, de universidades e empresários da cidade. Essa ideia pode virar uma startup”, explicou.

 Já o novo edital, que deverá ser aberto a partir de março, vai contemplar propostas que estejam em outro nível de desenvolvimento. Ou seja, não poderá ser apenas um projeto. Poderão se inscrever, na nova fase, os desenvolvedores que já estão na Sinergya, dentro do centro, fase que dura cerca de seis meses, assim como futuros empreendendores que ainda não entejam no Ceitec.

 “É um passo importantíssimo. Nós estamos atravessando um rio e construindo uma ponte para chegar do outro lado, passo a passo. Provavelmente nesta fase de incubação vamos conseguir ter uma noção do faturamento de empresas, já que é um próximo passo. Além disso, os idealizadores precisam ter CNPJ, ou seja, atuem como pessoas jurídicas e tenham plano de negócios. Nós vamos verificar, inclusive, se precisam de financiamento, durante a fase de incubação”, explicou Minami.

 Em abril deste ano, o Ceitec realizou rodada de negócios com empresários para que as propostas entrassem em contato com desenvolvedores de projetos tecnológicos, gerando novas oportunidades de negócios. No total, foram 20 propostas apresentadas para 60 empresários do Grande ABC.

 De acordo com o secretário, o centro tem como objetivos gerar inovação e empregos na cidade, além de possibilitar parcerias com empresas que já se fixaram no município. “A gente tem que desenvolver estes talentos na região e fazer esta ponte com as empresas. Muitas pessoas criam bons projetos, mas quando as ouvimos, vemos que realmente faltam detalhes, que podem ser resolvidos na fase de pré-incubação. Agora teremos a capacidade de incubar até 15 empresas. É uma nova etapa”, afirmou Minami.