22/11/22 11h51

São José: 8º Fórum Atech debate o impacto das tecnologias emergentes

Evento realizado pela Atech, empresa do Grupo Embraer, acontece de 21 a 23 de novembro, em formato online e gratuito

Folha da Região

É comum que os nossos pensamentos se voltem para o futuro quando falamos de tecnologias emergentes. No entanto, apesar da aplicação ainda restrita a alguns setores, estas tecnologias já estão gerando grandes transformações na vida das pessoas e nos modelos de negócio. 

Estes impactos são o foco do 8º Fórum Atech: “O Futuro Já Chegou – E Agora? Conectando Pessoas, Tecnologia e Inovação”, que acontece de 21 a 23 de novembro, em formato 100% online e gratuito. As inscrições podem ser feitas na plataforma do evento: https://forumatech.com.br

Realizado pela Atech, empresa do Grupo Embraer, o fórum vai debater como as novas tecnologias estão sendo utilizadas para o desenvolvimento e o bem-estar social, qual o seu poder de conexão e transformação, e como podemos compartilhá-las visando construir um mundo mais sustentável, ágil, eficiente e simples para todos. 

O objetivo é estimular o compartilhamento de conhecimento entre pessoas envolvidas, direta ou indiretamente, com o desenvolvimento ou com a aplicação das novas tecnologias.O evento costuma atrair empresas, instituições governamentais e das Forças Armadas, centros de pesquisa e universidades de todas as regiões do país. Durante as apresentações, os participantes expõem ideias e encaminham perguntas aos painelistas. 

Nesta oitava edição serão quatro painéis, com participação de 15 painelistas, além de um palestrante convidado. Os três dias de evento irão totalizar cerca de dez horas de debate e troca de experiências. 

De acordo com o Presidente da Atech, Edson Mallaco, o fórum anual é fruto da cultura da empresa. 

“Para todos nós da Atech, pensar em tecnologia sempre está associado a pensar em como ela impactará as pessoas e o nosso ambiente. Esse comportamento faz parte da cultura da Atech e reflete o seu comprometimento com o desenvolvimento de soluções que possam contribuir para melhorar o nosso país e o mundo”, explica Mallaco. 

Ele ressalta ainda que o compartilhamento de conhecimento, dentro e fora da empresa, também está intrínseco na cultura da Atech. 

“Ao compartilharmos nossas experiências contribuímos com a construção de um ecossistema de inovação, que hoje é fundamental para o desenvolvimento tecnológico, econômico e social de qualquer país”, disse. 

Programação

21/11 – Segunda-feira | 10h: O keynote speaker convidado do 8º Fórum Atech é o Prof. Ricardo Yogui, que abordará o tema “O Futuro está aqui! A importância das conexões entre pessoas, tecnologia e inovação”. Autor do Framework de Inovação©, Prof. Yogui é reconhecido internacionalmente por sua atuação na integração do Ecossistema de Inovação, visando impactos sustentáveis nos negócios, na indústria e na sociedade. 

21/11 – Segunda-feira | 14h: O primeiro painel será sobre Cidades Inteligentes, e contará com a participação de Bruno Santos, Secretário de Proteção ao Cidadão de São José dos Campos (SP); Major Paulo Aguilar, Subcomandante do Quarto Batalhão de Polícia de Choque – Operações Especiais do Estado de São Paulo (PMESP), e Waldemar Bon Junior, Assessor Técnico da Secretaria de Logística de Transportes do Estado de São Paulo. O moderador será Claudio Nascimento, Gerente de Negócios da Atech - Governo e Segurança Pública. 

22/11 – Terça-feira | 10h: O segundo painel debaterá a automação do tráfego aéreo brasileiro, com moderação de Marcos Resende, Diretor de Negócios da Atech - ATM. Os painelistas serão o Coronel Aviador Plínio da Silva Becker, Diretor do ICEA (Instituto de Controle do Espaço Aéreo); Coronel Aviador R1 Leandro Costa de Andrade, Assessor Técnico do Chefe do Subdepartamento Técnico do DECEA (Departamento de Controle do Espaço Aéreo) e o Prof. Marcelo Xavier Guterres, Professor-pesquisador do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), 

22/11 – Terça-feira | 14h: O terceiro painel será sobre agronegócio, com participação de André Boncompani, CEO da iCrop; Klever Coral, Head de Inovações da Avance Hub / Coplacana; e Uriel Rotta, Sócio-Diretor da WBGI e Stracta Consultoria. O moderador será Fábio Cocchi, Diretor de Negócios da Atech - B2B. 

23/11 – Quarta-feira | 10h: O último painel vai abordar a evolução das tecnologias emergentes, do surgimento ao impacto no futuro. O moderador será Giacomo Staniscia, Diretor de Negócios da Atech - Defesa e Segurança. Os painelistas serão o Contra-Almirante Augusto José da Silva Fonseca Junior, Comandante da Força Aeronaval; Giovani Amianti, CEO da XMobots; Lincoln Mattos, CEO e Fundador da Tempest e o Prof. Marcelo Zuffo, PH.D. em Engenharia Elétrica e Doutor em Engenharia Elétrica com Ênfase em Sistemas Eletrônicos (EPUSP). 

A programação completa e o perfil dos participantes estão disponíveis no site do 8º Fórum Atech. 

fonte: https://sampi.net.br/aracatuba/noticias/2669776/nossa-regiao/2022/11/sao-jose-8-forum-atech-debate-o-impacto-das-tecnologias-emergentes