13/03/14 16h58

São Paulo fecha mais uma parceria com governo espanhol

Programa de Intercâmbio levará 139 estudantes dos Centros de Estudos de Línguas do Estado ao país europeu; processo seletivo está marcado para abril

Investe São Paulo
Diogo Moreira
A parceria foi firmada com o intuito de trazer novas oportunidades aos estudantes paulistas

Quatro meses após a assinatura do memorando de entendimentos entre a Investe São Paulo e a Icex,a agência de promoção de investimentos e exportações da Espanha, o governador Geraldo Alckmin recebeu, nesta quarta-feira, 12, no Palácio dos Bandeirantes, o príncipe Felipe de Bourbon, herdeiro da coroa espanhola. Durante a audiência, Alckmin anunciou um programa que oferecerá 139 vagas a alunos da rede pública estadual para um intercâmbio de 20 dias na Espanha.

Os candidatos são alunos dos cursos de espanhol dos Centros de Estudos de Línguas (CELs). Direcionados aos estudantes da rede estadual, estes centros dão aos jovens a oportunidade de aprender gratuitamente um novo idioma, aumentando as chances de inserção no mercado de trabalho.

“Em nossos Centros de Estudos, o espanhol tem a maior procura ao lado do inglês. Agora em junho, 139 alunos destes centros ficarão um mês na Espanha. São alunos da rede estadual, da nossa rede, que participarão de um estudo intensivo e também estarão em contato com a cultura do país. É um intercâmbio muito importante”, disse Alckmin.

“A comunidade espanhola é extremamente expressiva em São Paulo. Temos grandes empresas nas áreas de telefonia, transporte, ferrovia, rodovia, construção civil, projetos, bancos e serviços. É uma parceria muito importante. A Espanha é o segundo investidor do mundo no Brasil, atrás apenas dos Estados Unidos”, afirmou.

A parceria entre a Icex e a Investe São Paulo foi oficializada após o Fórum Espanha-Brasil, realizado em dezembro de 2013.

Processo seletivo

A seleção para o intercâmbio está marcada para abril e a viagem será em junho. Antes de ser escolhido, o aluno passará por um teste de conhecimentos adquiridos nas aulas de idiomas nos CELs. É exigida também freqüência mínima de 75% nas aulas e média igual ou superior a 7,0 (sete) em Língua Inglesa nos quatro bimestres do curso de Ensino Médio no ano letivo anterior ao de realização da prova.

Como na primeira edição, a Secretaria da Educação do Estado oferecerá todo o suporte necessário aos estudantes, desde o trâmite para a emissão de documentação, até transporte, alimentação e estadia. Nos países que servem de destino para o intercâmbio, além das aulas em centros de ensino, os estudantes também farão passeios culturais monitorados, tudo sem custo. No ano passado, na primeira vez em que houve esta iniciativa, 356 alunos da rede estadual foram para Argentina, França e Inglaterra.

Atualmente, o Governo de São Paulo conta com 229 Centros de Estudos de Línguas, que oferecem aula em sete idiomas diferentes, entre eles espanhol, inglês, francês, italiano, alemão, japonês e mandarim. Neste semestre, o espanhol está sendo ensinado a 46 mil alunos dos CELs.