01/08/14 12h07

São Paulo registra US$ 27,7 bilhões em investimentos anunciados no Estado em 2013

Regiões metropolitana de São Paulo e administrativa de Campinas puxaram os investimentos

Investe SP

O setor de infraestrutura puxou o montante de investimentos anunciados no Estado de São Paulo em 2013. Dos US$ 27,7 bilhões registrados, 65,6% foram de projetos ligados ao setor, aponta a Pesquisa de Investimentos Anunciados no Estado de São Paulo (Piesp), realizada pela Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade) e divulgada nesta segunda-feira, 28 de julho, pela Investe São Paulo.

“Os projetos de PPPs e a perspectiva de crescimento do mercado consumidor no interior do Estado – que já é o maior do País – têm impulsionado tanto investimentos públicos quanto privados na melhora da infraestrutura logística dessa região. Isso só consolida a posição de São Paulo como a região mais desenvolvida do Brasil e com a melhor logística de escoamento de produção”, explica o presidente da Investe SP, Luciano Almeida. A agência de promoção de investimentos do Governo do Estado é ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação.

Dos US$ 27,7 bilhões, cerca de US$ 17,1 bilhões (61,8% do total) devem ser aplicados até 2016, enquanto US$ 9,7 bilhões (35%) entre 2017 e 2021. Os anúncios de investimentos em longo prazo, para dez anos ou mais, somaram apenas US$ 868,8 milhões, ou 3,1%.

Ainda com relação aos setores econômicos, a indústria concentrou também grande parte dos investimentos, num total de US$ 5,4 bilhões que correspondem a 19,6%. O setor de serviços ficou com US$ 3,8 bilhões (13,6%), enquanto o comércio com US$ 327 milhões (1,2%).

Os investimentos em infraestrutura foram mais altos principalmente no subsetor de transportes, com participação superior a 70% na categoria que chegam a US$ 12,9 bilhões.

Destacam-se aí a ampliação da rede metroviária da Região Metropolitana de São Paulo, as duplicações e construções da Dersa em rodovias, a modernização de Viracopos, a construção do novo Aeroporto Executivo de São Roque, os investimentos da Valor Logística Integrada e do grupo Ecorodovias no Porto de Santos e a ampliação da frota de cabotagem da Aliança Navegação e Logística, subsidiária da alemã Hamburg Süd.

Ainda dentro de infraestrutura, os a soma de investimentos anunciados para o subsetor de energia e para saneamento foram parecidos: US$ 2,7 bilhões (15,2%) e US$ 2,05 bilhões (11,3%), respectivamente, do total do setor. Por último ficou o subsetor de telecomunicações, com US$ 422,5 registrados. Destacou-se principalmente o investimento de US$ 1,1 bilhão noticiado pela Raízen energia para gerar eletricidade a partir do bagaço da cana-de-açúcar e ampliar a produção nas usinas paulistas.

O anúncio feito pela Embraer, informando que investirá US$ 1,7 bilhão no desenvolvimento da segunda geração da família de E-jets na fábrica de São José dos Campos puxou o subsetor de outros equipamentos de transportes como o mais representativo dentro de indústria. Foram US$ 5,4 bilhões para o setor e US$ 1,8 bilhão para outros equipamentos de transporte (33,6% do total).

Em seguida, ainda em subsetores da indústria, aparece o automotivo, com anúncios somando US$ 1,495 e 27,7% do total. Foram vários projetos noticiados, com destaque inclusive para projetos atendidos pela Investe SP, como a fábrica da Honda em Itirapina, da Mercedes-Benz em Iracemápolis, da General Motors em São José dos Campos, e da Chery em Jacareí. Destaca-se ainda o investimento da Volkswagen em São Bernardo do Campo.

Regiões

A região mais mencionada nos investimentos que foram noticiados em 2013 é a Metropolitana de São Paulo, com US$ 14,5 bilhões e 52,2% do total. Em seguida aparecem a Região Administrativa de Campinas, com 13,3% do total, e do Vale do Paraíba e Litoral Norte, com 11,5%.

Na observação da regionalidade dentro de cada setor econômico, São Paulo continua sendo destaque em todos, menos comércio, onde a Região Administrativa de Campinas aparece como mais representativa: US$ 93,5 milhões e 28% do total. As duas regiões destacam-se também em quase todos os setores com exceção de infraestrutura, onde 14% dos investimentos foram anunciados para diversos municípios simultaneamente.

Download

A Piesp também registrou 399 empreendimentos que foram confirmados pelas empresas, mas sem especificação de valores, em diversos setores econômicos.

Sobre a Piesp – A Piesp contabiliza os anúncios de investimentos e ampliações produtivas em São Paulo que são divulgados pela imprensa. O principal foco é a distribuição dos investimentos tanto nos setores econômicos quanto nas regiões do Estado. As informações são checadas pela Fundação Seade com as próprias empresas, de forma a conferir coerência e confiabilidade à sua contabilização. Confira aqui a pesquisa completa.