18/02/20 13h56

Sebrae-SP abre 300 turmas setoriais para pequenas empresas em todo o estado

O programa convida empreendedores a receber orientação para se planejar, criar rede de relacionamento, acessar mercados e compartilhar experiências; inscrições estão abertas até 6 de março

Pequenas Empresas e Grandes Negócios

O Sebrae-SP está com cerca de 300 turmas abertas para micro e pequenas empresas participarem de programas de capacitação empresarial em 2020. O objetivo é fazer com que as empresas que atuem em um mesmo segmento desenvolvam seus negócios com um planejamento para aumentar faturamento, produtividade e reduzir as suas despesas e custos operacionais em um período de seis meses. As inscrições estão abertas até o dia 6 de março.

Os grupos serão divididos de acordo com a área de atuação nos setores de Agronegócio; Indústria; Comércio; Serviços; Turismo; Artesanato; e Profissionais Liberais. O grupo de comércio, por exemplo, inclui áreas como Moda, Pet Shop, Material de Construção, Autopeças, Drogarias, Farmácias e Minimercado.

Na prática, cada empresa recebe um diagnóstico da realidade do negócio. A partir desse diagnóstico serão identificadas as necessidades de gestão, tecnologia e mercado do grupo de empresários. Em seguida, é hora de colocar o plano de ação em prática com cursos, seminários, rodadas de negócios, consultorias e ferramentas para melhorar o desempenho da empresa.

Neste formato de programa, o empreendedor terá conteúdo específico do segmento para aumentar sua rede de contatos e as oportunidades de geração de negócios. Ele ainda terá a oportunidade de participar de feiras, eventos e missões técnicas, para conhecer as novidades do setor.

“Quem aderir ao programa terá a oportunidade única de subsídio de valor, soluções sob medida de melhorar a administração do negócio, aumentar a lucratividade e desenvolver estratégias mais eficazes de acesso a novos mercados e tecnologias, com o acompanhamento de especialistas do Sebrae durante o período do programa”, afirma Fabio Bonassi, gestor estadual do Programa.

Os programas têm em média 60 horas de capacitação, distribuídas em ações de treinamentos (finanças, marketing, gestão de pessoas, planejamento estratégico), consultoria na empresa, rodada de negócios, Sebraetec e orientação para crédito. A participação no programa de desenvolvimento é subsidiada pelo Sebrae-SP e tem 40% de desconto.

Os empresários interessados em conhecer e participar do programa podem procurar mais informações em qualquer um dos 33 nos Escritórios Regionais do Sebrae-SP, postos do Sebrae Aqui no Estado de SP ou pelo telefone 0800 570 0800.