26/12/18 14h28

Sebrae-SP lança programa gratuito de inovação para pequenas empresas do Vale do Ribeira

Empresa visa aumentar a competitividade e sustentabilidade dos pequenos negócios

Repórter Diário

Serão 40 empresas atendidas gratuitamente pelo programa Agentes Locais de Inovação (ALI) que será lançado no dia 10 de janeiro de 2019, pelo Escritório Regional do Sebrae-SP em Registro. O objetivo da iniciativa do Sebrae em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) visa aumentar a competitividade e sustentabilidade dos pequenos negócios com a prática de soluções inovadoras.

O ALI é um programa que busca a disseminação da cultura da inovação, motivando os empresários para adequação de produtos e processos, desenvolvimento de novos modelos de negócios e implantação de novas estratégias de marketing, focadas na inovação, e destinado às Micro e Pequenas Empresas (MPEs) de todos os segmentos.

Os agentes iniciam as primeiras visitas e interagem com os empresários, fornecendo informações e dicas de como a pequena empresa pode inovar. No primeiro encontro, dia 10/01, será elaborado o diagnóstico da inicial. Durante as visitas in loco, será criado o plano de ação do empreendimento e serão levadas às empresas ferramentas para promover a cultura de inovação nos negócios. O acompanhamento é feito por um período de até 9 meses.

De acordo com o consultor do Escritório Regional do Sebrae-SP em Registro, Ricardo Willian de Oliveira, o programa permitirá que as empresas adotem modelos de inovação compatível com a realidade de cada uma. “Nem sempre as ações de inovação demandam tecnologia e investimento. Algumas mudanças na rotina da empresa, na forma de gestão ou no processo operacional podem reduzir o custo do negócio, diminuir despesas e, consequentemente aumentar o faturamento e a competitividade da empresa diante do mercado” afirma Ricardo.

No evento de lançamento em Registro, os empresários poderão conhecer o programa e terão a oportunidade de conhecer iniciativas de inovação aplicadas por pequenas empresas, além de receberem um diagnóstico individual sobre como está sua empresa em relação à inovação. O evento é gratuito e as inscrições podem ser feitas pelo site http://bit.ly/inove2019.