08/03/21 13h45

Secretaria de Agricultura e Abastecimento promove live para um bate-papo sobre a dupla turismo rural e cafés especiais

Turismo rural, cafés especiais, experiências de mulheres à frente do agronegócio e o papel da extensão rural no desenvolvimento do potencial turístico da região do Circuito das Águas

InvestSP e Secretaria de Agricultura e Abastecimento

“Café e Turismo Rural – Um Blend de Possibilidades” é o nome do evento on-line programado pela Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável (CDRS) Regional Bragança Paulista, órgão de extensão rural da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, para uma conversa sobre o potencial turístico que envolve cidades como Serra Negra, Amparo, Monte Alegre do Sul, Socorro, entre outras que, além da paisagem montanhosa, que agrada aos turistas que visitam a região, também agrada pelo clima, pela água e pelos cafés de qualidade ali produzidos.

Os organizadores do evento, que acontecerá, gratuitamente, no dia 11 de março, a partir das 9 horas, são o engenheiro agrônomo Ricardo Moncorvo Tonet, que vem acompanhando esse aumento do potencial turístico da região a partir da Casa da Agricultura de Amparo, e o diretor da CDRS Regional Bragança Paulista, Marcelo Baptista. “A região do Circuito das Águas paulista sempre foi tradicional na produção de cafés, tendo se desenvolvido, historicamente, no rastro da produção cafeeira. De uns tempos para cá, principalmente depois de vários cursos e concursos de qualidade do café, a região tem procurado se tornar conhecida pelos cafés especiais. A Associação dos Produtores de Cafés Especiais do Circuito das Águas Paulista (Acecap) tem sede em Serra Negra e congrega os municípios da região. Apesar do pouco tempo de existência, já tem se despontado no cenário estadual e nacional, inclusive, com vários prêmios conquistados”, relata Moncorvo.

O fluxo turístico nessa região também é grande, são cerca de 7 milhões de visitantes durante o ano. São turistas tanto de São Paulo, capital, como da Grande São Paulo e, também, da Região Metropolitana de Campinas e de outros lugares paulistas. Segundo Moncorvo, há turismo para todos os gostos, tanto o turismo de aventura praticado em Socorro, quanto o de compras em Serra Negra, ainda o histórico em Amparo, assim como as belezas naturais de Monte Alegre do Sul. Dessa forma, os produtores viram uma oportunidade de mostrar os seus produtos, otimizar o seu agronegócio. “Nesse evento vamos falar do turismo rural como uma oportunidade para divulgar os cafés especiais. O atrativo é o café e as experiências dessas mulheres, também especiais, que vêm tocando seus negócios com muito otimismo e sabedoria”.

Para Moncorvo, ter Sívia K. Fonte, do Sítio São Roque; Márcia Bichara, do Cafezal em Flor; e Giuliana Marchi, do Café Santa Serra, vai ser um privilégio e uma boa oportunidade de um bom papo sobre o café, carro-chefe da produção dessas mulheres. “E fica ainda mais especial por acontecer logo após o Dia Internacional das Mulheres”, afirma Moncorvo, que fará a palestra inicial: “Turismo Rural - Uma visão extensionista”, cujo mediador será Marcelo Baptista. A live “Café e Turismo Rural – Um Blend de Possibilidades” será aberta a todos os interessados, que poderão acessar o canal www.youtube.com/c/CDRSagricultura, a partir das 9 horas da próxima quinta-feira, 11 de março. O evento terá a duração de três horas e ficará, posteriormente, disponível no YouTube da CDRS para quem quiser rever e, também, para aqueles não conseguiram bater um papo especial regado a café!

fonte: https://agricultura.sp.gov.br/noticias/secretaria-de-agricultura-e-abastecimento-promove-live-para-um-bate-papo-sobre-a-dupla-turismo-rural-e-cafes-especiais/