09/05/22 14h11

Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente recebe visita de representante do governo alemão para debater projetos para mudanças climáticas

Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente

No dia 03 de abril a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo recebeu a visita de Nina Wettern, representante do Ministério Federal de Economia e Mudanças Climáticas da Alemanha, coordenadora dos projetos dentro da Iniciativa Internacional da Proteção do Clima – IKI, que é a fonte de recursos dos projetos em implementação no Estado de São Paulo. O secretário-executivo, Luiz Ricardo Santoro, representou o secretário Fernando Chucre.

“Nosso Governo tem uma preocupação com o meio ambiente, estamos voltados para a produção de fontes limpas de energia e a destinação correta dos resíduos sólidos, realizamos um trabalho de recuperação das nossas nascentes, visando recuperar as matas ciliares e manter o suprimento de água”, disse Santoro. Que salientou ainda que o ex-governador João Doria assinou, no ano passado, um decreto aderindo às Campanhas da ONU Race to Zero e Race to Resilience.

O Governo do Estado, por meio da SIMA, firmou em agosto de 2020 um convênio de Cooperação Técnica com a GIZ – Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit, para o desenvolvimento de planos para aumento da resiliência do Estado de São Paulo e para ação climática, em cumprimento ao Decreto 65.881/2021, frente à emergência Climática.

Com base neste convênio, e no atendimento aos compromissos decorrentes da adesão de São Paulo às Campanhas da ONU, Jussara Carvalho, chefe da Assessoria Internacional da SIMA, apresentou um resumo de ações dos planos e projetos apoiados pelo PROADAPTA da GIZ destacando: Projeto Municípios Paulista Resilientes (PMRP), que envolve 12 municípios paulistas; Plano Regional de Adaptação e Resiliência Climática na Baixada Santista; Roteiro para elaboração do EaD para scale up do projeto para os municípios do ESP; elaboração do Plano de Adaptação Climática do Estado de São Paulo.

Dentro do Programa de Política sobre Mudança do Clima (POMUC), o coordenador de Planejamento Ambiental da SIMA, Gil Scatena, apresentou a proposta e a estratégia, já em andamento, para a elaboração do Plano de Ação Climática do Estado de São Paulo Net Zero 2050 (PAC 2050), ressaltando que as diretrizes já foram discutidas com a sociedade e apresentadas na última edição da COP de Mudanças do Clima, em Glasgow.

Ricardo Cantarani, assessor de Petróleo, Gás e Biocombustível da SIMA, mencionou o apoio recebido da GIZ no Projeto SPIPA (Strategic Partnership for the Implementation of Paris Agreement) na revisão do Plano de Energia (PPE) alinhado à Race to Zero, focado na transição energética e descarbonização da matriz. O próximo passo é um White Paper.

A representante da Unidade de Projetos (UGP/SIMA), Aline Salim, apresentou o Programa Refloresta SP, que conta o apoio do WaterFund, e tem como meta a restauração de 700.000 hectares até 2050. Samuel Barreto da TNC, parceiro do projeto, participou do encontro.

Para encerrar o encontro foi apresentado por Marcos Schiewe o Projeto PotencializEE (Programa Investimentos Transformadores de Eficiência Energética na Indústria), tem o intuito de promover a eficiência energética em PMEs (Pequenas e Médias Empresas) em implementação pelo Desenvolve SP. O PotencializEE conta com recursos do Ministério Alemão do Meio Ambiente, Conservação da Natureza e Segurança Nuclear da Alemanha e da União Europeia

O Programa de Cooperação Brasil Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável Potencial de Minas e Energia (Ministério Gerencial de Cooperação Internacional), Agência Alemã de Cooperação Internacional.

Nina aprovou os resultados apresentados e reforçou a intenção do governo alemão em manter e ampliar a parceria com os projetos gerenciados pela Secretaria.

“Estão todos de parabéns. É um prazer avançar nessa parceria, aumentar as ações e poder aproveitar a transferência de know how com as realizações do Governo voltadas para o combate às mudanças climática”, disse Nina. “Vimos que o nível e o comprometimento estadual é muito promissor. Temos vários projetos e é de nosso interesse manter as parcerias com o Governo de São Paulo”, finalizou.

Participaram da reunião o Vice-Cônsul alemão Joseph Weiss, Friederike Sabiel, conselheira para Assuntos Ambientais da Embaixada Alemã, além dos responsáveis pelos programas, PROADAPTA, Armin Deitenbach, POTENCIALIZE, Marcos Schiewe e SPIPA & PoMUC, Anja Wucke.

Fonte: https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/2022/05/sima-recebe-visita-de-representante-do-governo-alemao-para-debater-projetos-para-mudancas-climaticas/