08/08/07 11h40

Semp Toshiba investe em linha branca

Valor Econômico - 08/08/2007

Conhecida no mercado pela fabricação de aparelhos de televisão, rádios e DVDs, a Semp Toshiba decidiu seguir os passos das concorrentes Samsung e LG. A empresa nipo-brasileira anunciou ontem que passará a fabricar produtos de linha branca, como lavadoras e ar-condicionado. "Investiremos na linha branca, celular e GPS", disse ontem o presidente da companhia, Afonso Hennel, na presença do CEO mundial da Toshiba Corporation, Atsutoshi Nishida. O executivo japonês veio ao Brasil para celebrar os 30 anos de parceria entre a Semp e a Toshiba - com 60% e 40% de participação na companhia, respectivamente. A aposta da Semp Toshiba em linha branca não é por acaso. Em 2006, as vendas de aparelhos desse segmento cresceram 13,74% em relação ao ano anterior. Enquanto as vendas da linha marrom (áudio e vídeo) tiveram uma alta menor, de 9,59%, segundo a Eletros, a associação dos fabricantes. No momento, Hennel está analisando algumas regiões do país e conversando com governos estaduais sobre possíveis incentivos fiscais para instalar as fábricas dos novos produtos. Ele afirmou que construirá uma nova fábrica para linha branca. No caso de celular e GPS (sistema de localização global), ele estuda se usará as unidades de produção já existentes ou se terá novas. Hoje, a empresa tem fábricas em Manaus, São Paulo, Salvador. O plano, em princípio, é lançar os novos itens do catálogo em meados de 2008. Para este ano, o executivo estima, pelo menos, "empatar com o faturamento de 2006", de R$ 2,2 bilhões (US$ 1,01 bilhão).