27/05/14 16h15

Senai renova parceria internacional para implantação de institutos de inovação

O contrato com o Instituto Fraunhofer, da Alemanha, prevê ainda a capacitação de equipes e a formação de redes de pesquisa

Portal da Indústria

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) acaba de renovar o contrato com o Instituto Fraunhofer, da Alemanha. O objetivo da parceria com a entidade alemã é o planejamento, implementação e avaliação dos Institutos SENAI de Inovação. Ao todo, já foram inaugurados quatro institutos no Brasil e, até o fim do ano, serão 12 unidades em operação.

A assinatura do contrato teve a participação do diretor de Operações do SENAI, Gustavo Leal, e do diretor do Instituto Fraunhofer IPK, Eckart Uhlmann. Também estavam na cerimônia, o gerente executivo de Inovação e Tecnologia, Jefferson Gomes, e o diretor da Divisão de Gestão Corporativa, Holger Kohl. O SENAI e o Instituto Fraunhofer atuam juntos desde 2012.

O Instituto Fraunhofer orienta os Institutos SENAI no desenvolvimento de processos capazes de atender com rapidez e eficiência às demandas das empresas, além de incentivar a criação de tecnologias e produtos estratégicos. Os Institutos SENAI de Inovação, que atuarão em rede, oferecerão às indústrias serviços como transferência de tecnologia, serviços e laboratórios para o desenvolvimento de protótipos e de pesquisa aplicada. A ideia é aproximar todos os entes produtores de conhecimento – academia, empresas e estudantes – às demandas práticas do mercado. Com isso, o produto brasileiro terá mais valor agregado e mais competitividade internacional.

O gerente executivo de Relações Internacionais do SENAI, Frederico Lamego, falou ao Portal da Indústria sobre as ações desenvolvidas em parceria com a entidade alemã.

Instituto Fraunhofer
Com sede em Munique, a instituição privada ajuda empresas de todos os portes a desenvolver projetos na área de inovação. A estrutura do Fraunhofer conta com 86 institutos espalhados pelo mundo, sendo 66 na Alemanha. O grupo é formado por 20 mil empregados, de pesquisadores a estudantes de ensino profissional e movimenta cerca de 2 bilhões de euros em pesquisa e desenvolvimento. As sete áreas de atuação do Fraunhofer são: Tecnologia da Informação e Comunicação; Luz e Superfície; Ciências da Vida; Microeletrônica; Produção; Defesa e Segurança; e Materiais e Componentes.