15/01/07 16h57

Setor de infra-estrutura receberá US$ 11,2 bi de investimento

Valor Econômico - 15/01/2007

Até o fim de 2007 o setor de infra-estrutura no Brasil deverá receber investimentos de US$ 11,2 bilhões. O levantamento foi feito pela empresa de consultoria e auditoria Deloitte e agrega anúncios realizados por empresas públicas e privadas entre janeiro e junho de 2006. Ao todo, os 89 projetos - nas áreas de energia, petróleo e gás, saneamento, telecomunicações, logística, navegação e transportes - vão movimentar US$ 53 bilhões até a conclusão de suas obras.  O valor é o triplo do anunciado no primeiro semestre de 2005, de US$ 19 bilhões. De acordo com o levantamento feito pela Deloitte, dos 89 projetos anunciados, 23 pertencem a companhias estatais, que vão desembolsar US$ 41,4 bilhões. O mais pesado investidor é a Petrobras. O restante ficará a cargo do setor privado. Os investimentos são em novas unidades fabris, ampliação de capacidade produtiva e manutenção. Outro levantamento realizado pela consultoria mostra que os investimentos públicos e privados - em todos os setores da economia, desde infra-estrutura até alimentos - anunciados no primeiro semestre de 2006 deverão alcançar US$ 27 bilhões até o fim deste ano. Ao todo, são 289 projetos.