27/04/07 15h46

Setor de telefonia amplia lucros

Folha de S. Paulo - 27/04/2007

O primeiro trimestre de 2007 representou um marco para as teles brasileiras: foi possível detectar claramente no país a tendência mundial de migração das operações fixas para a telefonia móvel. Balanços das operadoras divulgados ontem mostraram fortalecimento dos resultados das concessionárias e, por conseqüência, a intenção delas de promover investimento pesado no setor. O número mais impressionante foi o da Claro, terceira maior operadora móvel do país e braço nacional do grupo mexicano América Móvil. Entre janeiro e março deste ano, o Ebitda (lucro antes de impostos, amortizações e depreciações) da empresa bateu em R$ 590 milhões (US$ 287,8 milhões)- ou seja, 147,2% acima do valor registrado no primeiro trimestre de 2007. A Claro é concorrente direta da segunda maior operadora brasileira, a TIM, braço nacional móvel da Telecom Italia. O resultado da Claro seguiu os bons resultados da América Móvil, que pretende investir até dezembro US$ 3,2 bilhões (cerca de R$ 6,4 bilhões). Boa parte vai para o lançamento de novas tecnologias na América Latina - inclusive Brasil. Outra que anunciou investimentos por aqui é a Tele Norte Leste Participações, a controladora da Oi (antiga Telemar), maior concessionária de telefonia do país. O grupo deve investir R$ 2,4 bilhões (US$ 1,2 bilhão) em 2007. A BrT (Brasil Telecom, companhia que cuida da telefonia fixa nas regiões Norte, Sul e Sudeste) também melhorou os resultados. No período, ela atingiu 3,6 milhões de celulares.