26/02/21 11h56

SIMA realizará pesquisa para fomentar a infraestrutura do tratamento de resíduos sólidos urbanos

Em parceria com a Desenvolve SP, iniciativa visa conhecer as necessidades dos consórcios intermunicipais

Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente de São Paulo

Quinze consórcios regionais, que possuem parcerias firmadas com a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado (SIMA), vão participar de uma pesquisa inédita para saber detalhes sobre a aplicação de projetos de gestão e gerenciamento de resíduos sólidos no estado de São Paulo. 

O levantamento será realizado pelo Comitê de Integração de Resíduos Sólidos (CIRS) da SIMA. Os consórcios terão todo o mês de março para o preenchimento e devolução da pesquisa. A agência financeira do Governo, a Desenvolve SP, é quem subsidia a elaboração do questionário. No futuro, será possível oferecer financiamentos aos grupos que precisarem melhorar e ajustar o trabalho de tratamento de resíduos sólidos. 

A iniciativa vai ao encontro de uma das prerrogativas do Governo paulista de colocar em prática as ações previstas no Plano Estadual de Resíduos Sólidos (PERS), que teve a revisão lançada no final do ano passado. 

A informação foi divulgada nesta terça-feira (23), durante um workshop on-line promovido pelo CIRS, que reuniu mais de 100 pessoas. 

Presente na abertura do evento, o secretário estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido, destacou a importância do levantamento que será feito. “Essa pesquisa vai orientar o Governo sobre a real situação de cada região, mostrando quais as melhores soluções para a efetiva implantação do que prevemos no nosso Plano Estadual de Resíduos Sólidos”. 

Estiveram presentes também o diretor-presidente da Desenvolve SP, Nelson de Souza, o presidente da Rede Nacional de Consórcios Públicos (RNCP), Victor Borges, além de representantes de estados como Paraná e Minas Gerais. 

A data de divulgação dos resultados da pesquisa ainda não foi definida. Contudo, existe a possibilidade da apresentação acontecer em um novo evento com os representantes dos consórcios. “A pesquisa a ser aplicada é um importante passo, que nos permitirá ter um quadro com os projetos em curso ou pretendidos e o que eles representam do ponto de vista econômico-financeiro. Essas informações serão fundamentais para a Desenvolve SP e também para o planejamento do nosso Comitê”, destacou o coordenador-executivo do CIRS, José Valverde. 

PERS 

A SIMA lançou, em dezembro, a nova versão do Plano Estadual de Resíduos Sólidos (PERS). O documento atualizado contém as orientações sobre a gestão de resíduos em São Paulo para os próximos 15 anos e incorpora temas como lixo no mar, economia circular, mineração e áreas contaminadas. 

As novas diretrizes estão alinhadas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), e também ao Plano Plurianual (PPA) 2020. Com o documento disponível, os 645 municípios paulistas já estão aptos a aplicar as orientações para o correto tratamento de resíduos sólidos em todo o estado. 

fonte: https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/2021/02/sima-realizara-pesquisa-para-fomentar-a-infraestrutura-do-tratamento-de-residuos-solidos-urbanos/