03/05/07 11h14

Sinais de mudança agradam empresários

Valor Econômico - 03/05/2007

O discurso do novo presidente do BNDES, Luciano Coutinho, na cerimônia de transmissão de cargo, ontem, na sede do banco, agradou a empresários de diferentes segmentos da indústria. O presidente da Gradiente, Eugênio Staub, avaliou que, na gestão de Coutinho, haverá maior foco em setores nos quais há maior valor agregado intelectual, caso do software, telecomunicações e informática. O presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Armando Monteiro, destacou a visão "moderna" de Coutinho, e do que representa a inovação tecnológica para o futuro da indústria brasileira: O ministro do Desenvolvimento, Miguel Jorge, a quem o BNDES responde, disse que o banco precisa acelerar seus processos internos, diminuindo a burocracia para que as empresas tenham seus recursos liberados de forma mais ágil. Carlos Napoleão, da Construtora Norberto Odebrecht, disse que a gestão de Coutinho deve enfatizar a linha desenvolvimentista. Newton de Mello, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), lembrou que, tradicionalmente, 50% a 60% das máquinas no Brasil são financiadas com recursos do BNDES via agentes financeiros.