17/11/22 11h52

Sirius abre nova chamada para receber propostas de pesquisa

Chamada adota novo sistema de seleção de pesquisas, mais inclusivo e colaborativo. Projetos submetidos serão avaliados por mérito científico em condição de duplo anonimato e revisão cruzada por pares

Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações

O Sirius, a fonte de luz síncrotron brasileira, projetada e operada pelo Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), organização supervisionada pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), abre chamada regular de propostas de pesquisas para as suas seis primeiras estações experimentais. Entre 8 de novembro e 15 de dezembro, pesquisadores interessados em realizar experimentos no Sirius poderão submeter sua proposta. 

As propostas serão selecionadas por um processo que privilegia o mérito científico, avaliado através de sistema de revisão por pares com duplo anonimato. A alocação final de tempo de feixe nas estações de pesquisa será realizada considerando também as distribuições geográficas e a diversidade de áreas científicas. 

“Sirius foi projetado para alavancar pesquisas nas mais diversas áreas, e nós encorajamos a diversidade de ideias. Por essa razão, desenhamos um fluxo de avaliação objetivo e imparcial, no qual uma proposta de pesquisa será analisada por múltiplos pontos de vista. Esperamos receber propostas científicas que miram problemas estratégicos, com hipóteses bem desenhadas que possam ser testadas no Sirius, inclusive de grupos sem experiência no uso de técnicas de luz síncrotron”, esclarece Harry Westfahl Jr., diretor do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron/CNPEM, responsável pela operação do Sirius. 

Além de não ter custos para uso acadêmico, pesquisadores de instituições brasileiras e estrangeiras que residam em países da América Latina e Caribe, com propostas aprovadas, podem solicitar auxílio financeiro para a utilização das instalações do Sirius e viagem à Campinas-SP. Os experimentos das propostas selecionadas nesta chamada serão agendados durante o ano de 2023, a partir de 1 março.  Uma nova chamada de pesquisas deve ser aberta no segundo trimestre de 2023. 

“A abertura regular das primeiras estações de pesquisa do Sirius à comunidade científica é o marco mais importante do projeto, na minha opinião. Essa chamada pode beneficiar as mais diversas áreas, como biologia, geologia, engenharia, física e química. Para isso, é fundamental defendermos as melhores condições para a ciência do País. Nossos usuários precisam de estrutura em seus laboratórios para fazer perguntas, gerar boas hipóteses, realizar os primeiros testes, para depois virem ao Sirius.  É fundamental que tenhamos todo um sistema de ciência e tecnologia muito bem estruturado e, principalmente, investimentos contínuos na formação de recursos humanos para colher bons resultados em um dos equipamentos mais avançados do mundo”, comenta Antonio José Roque da Silva, Diretor-Geral do CNPEM. 

Mais informações sobre submissão de propostas e auxílios financeiros podem ser consultadas em Informações para Usuários – LNLS (cnpem.br) e também é possível entrar em contato com o corpo técnico do LNLS para esclarecimento de dúvidas no formulário abaixo. 

Para saber mais informações acesse: https://cnpem.br/sirius-abre-nova-chamada-para-receber-propostas-de-pesquisa/ 

fonte: https://www.gov.br/mcti/pt-br/acompanhe-o-mcti/noticias/sirius-abre-nova-chamada-para-receber-propostas-de-pesquisa