23/07/21 11h52

SP destaca apoio a municípios e empresas em debate sobre futuro de embalagens

Atualmente os recipientes representam significativos impactos ao planeta em se tratando de sustentabilidade

Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente de São Paulo

O trabalho desenvolvido pela Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA) no âmbito da conscientização dos municípios paulistas e empresas para a correta gestão e gerenciamento de resíduos sólidos urbanos foi destaque na fala do secretário Marcos Penido, durante painel em um webinar realizado nesta quarta-feira, 21 de julho, por uma empresa de entregas de comida por aplicativo. 

“O Estado atua como um órgão motivador, que traz conscientização. Temos trabalhado com as prefeituras para que esse serviço municipalizado (de coleta e de destinação de resíduos) seja estendido para diversas cidades paulistas, com ações conjuntas e administrado de forma consorciada”, resumiu o secretário. 

O workshop on-line, primeiro sobre o assunto promovido na América Latina, teve o objetivo de debater a viabilidade de embalagens sustentáveis e a economia circular no ramo de delivery. Atualmente, os recipientes de plástico e de papel representam significativos impactos para os ecossistemas do planeta em se tratando de sustentabilidade, especialmente em virtude do aumento do e-commerce e das entregas de alimentos. 

Comitê de Integração de Resíduos Sólidos de SP 

Por meio do Comitê de Integração de Resíduos Sólidos (CIRS) da SIMA, 16 consórcios regionais (formados por prefeituras) já assinaram protocolos de intenções com o Governo de SP para receber orientações técnicas e estímulo na implantação de novas tecnologias para o tratamento regional de resíduos em diversas localidades do estado. 

Igualmente, 18 protocolos já foram firmados com empresas e o terceiro setor para receberem orientações no desenvolvimento de trabalhos com prefeituras, por exemplo, com foco em ações de educação às respectivas populações. “Isso tudo para evitar que, cada vez mais, resíduos passíveis de reciclagem parem nos aterros”, observou Penido. 

Para o secretário, o setor privado tem papel relevante nesse sentido. “Se as empresas não estiverem conosco nesse estímulo à educação ambiental e conscientização, dificilmente vamos evoluir”, pontuou. “Não adianta gastar milhões no desenvolvimento de embalagens se elas, ao final, não são destinadas corretamente para reciclagem”, completou. 

Reaproveitamento máximo dos resíduos 

O secretário Penido ainda fez questão de enaltecer sobre a necessidade da sociedade se acostumar a nomear de maneira correta os materiais que são descartados. “Até no nome erramos. Chamamos de lixo o que não é lixo. Jogamos fora resíduo sólido, que, para virar lixo, tem que gerar muita oportunidade de emprego e renda antes”. 

Meta paulista de carbono zero 

Penido aproveitou que o assunto tem relação direta com a sustentabilidade e reforçou que o Governo de SP aderiu às campanhas da Organização das Nações Unidas (ONU) para reduzir emissões de poluentes e mitigar efeitos das mudanças climáticas, a Race do Zero e Race to Resilience. “Com isso estamos estimulando os setores da sociedade para um mundo mais sustentável. O planeta clama por isso”. 

Participações no webinar de descarte de embalagens 

Além do secretário estadual, também participaram do webinar representantes Amlurb (responsável pela gestão dos serviços de zeladoria do município), organização não-governamental Cataki e Mega Central de Triagem de São Paulo. O evento, realizado entre os períodos da manhã e tarde, ainda contou com a presença on-line de consumidores, restaurantes, fabricantes de embalagens, poder público, entidades de gestão de resíduos e a sociedade civil. 

fonte: https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/2021/07/sp-destaca-apoio-a-municipios-e-empresas-em-debate-sobre-futuro-de-embalagens/