28/09/22 14h59

SPA atualiza norma de agendamento de caminhões no Porto de Santos

Nova janela irá melhorar o fluxo de caminhões de contêineres

Portos e Navios

A Santos Port Authority (SPA) alterará o período de chegada de caminhões destinados ao Porto de Santos transportando contêineres e carga solta a partir de 1º de outubro. A nova norma reduzirá de 5 para 3 horas o período de tolerância para chegada desses veículos, com intuito de proporcionar um fluxo mais fluído ao reduzir a permanência desse tipo de veículo nas cercanias do Porto, com benefício de disponibilizar mais janelas de agendamento para os caminhoneiros. A redução será feita de forma escalonada. A regra para os caminhões graneleiros não muda. 

Atualmente, os terminais do Porto marcam um horário no agendamento com a SPA e têm limite de até cinco horas para receber veículos rodoviários com carga solta ou conteinerizada. Com a nova Norma da Autoridade Portuária (NAP), a tolerância para recebimento de contêineres e carga solta cairá para quatro e depois para três horas. 

A norma entra em vigor no dia 1º de outubro com uma regra transitória para adequação dos transportadores, que terão um período de adaptação de seis meses. 

Para os caminhões de granéis vegetais sólidos não há alteração, pois as cargas chegam de distâncias que exigem dias de viagem. O ajuste do período agendado é feito com a parada obrigatória em pátios reguladores fora do Porto, para evitar que os transportadores formem filas nas rodovias ou mesmo nas avenidas de acesso ao complexo portuário. Os caminhões ficam estacionados aguardando a chamada aos terminais. A janela para estas cargas continua sendo de seis horas. 

fonte: https://www.portosenavios.com.br/noticias/portos-e-logistica/spa-atualiza-norma-de-agendamento-de-caminhoes-no-porto-de-santos