11/11/22 13h25

SPA lança sistema inteligente de consulta às estatísticas do Porto de Santos

Próprio usuário fará sua pesquisa selecionando parâmetros que necessita

Portos e Navios

A Santos Port Authority (SPA), estatal que administra o Porto de Santos, lançou nesta quinta-feira (10) um sistema de consulta online das estatísticas de movimentação de cargas no porto, o Estatísticas Online (EO), ferramenta de Business Intelligence. Para explicar o funcionamento do programa, a SPA realizou uma apresentação destinada aos profissionais de Imprensa, a fim de facilitar e agilizar suas buscas por estatísticas. 

O diretor de Desenvolvimento de Negócios e Regulação da SPA, Bruno Stupello, explicou que a grande procura por informações de qualidade e detalhadas sobre a movimentação de cargas no Porto de Santos mostraram a necessidade de se inovar o sistema de consultas. “O novo programa dá maior confiabilidade e agilidade às consultas e permite que o usuário selecione os parâmetros de sua pesquisa, conforme suas necessidades. Essa solução atenderá, com maior eficiência, as demandas tempestivas, cada vez maiores, por dados estatísticos do Porto de Santos”, disse. 

O Estatísticas Online disponibilizará dados mensais todo dia 15 do mês subsequente. O sistema de consulta anterior permanecerá disponível até o fim de dezembro. A partir de janeiro, as informações estarão somente no EO. Serão disponibilizadas consultas pormenorizadas da movimentação de cargas por berço de atracação, tipo de carga e por terminal, entre outros, desde 2005. O sistema conta com uma tela resumo com os comparativos mensais e anuais e com os recordes de movimentação, inclusive por tipo de carga. 

O novo sistema foi desenvolvido ao longo do último ano pelos profissionais da própria SPA. Segundo Stupello, a meta é realizar ajustes constantes de forma a, no futuro, tornar o EO uma ferramenta com atualizações de cargas praticamente em tempo real. 

fonte: https://www.portosenavios.com.br/noticias/portos-e-logistica/spa-lanca-sistema-inteligente-de-consulta-as-estatisticas-do-porto-de-santos