17/11/20 09h19

Startups brasileiras com soluções para o agronegócio podem concorrer a investimento de US$ 1 milhão no Vale do Silício

Inscrições para participar da Startup World Cup 2020 – Regional Brasil vão até 29/11

InvestSP e Secretaria de Agricultura e Abastecimento

Startups com soluções para o agronegócio podem se inscrever até o dia 29/11 para a Startup World Cup 2020 - Regional Brasil, a maior competição de startups do mundo, promovida em mais de 50 países pela Pegasus Tech Venture. A startup vencedora da etapa brasileira concorrerá no Vale do Silício, no EUA, em 2021, a um investimento de US$ 1 milhão.

A edição deste ano da competição está focada em Agtechs, Foodtechs e startups que ofereçam soluções para problemas específicos do agronegócio. A realização da Startup World Cup 2020 – Regional Brasil conta com o apoio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo e da Invest SP – Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade.

Para André Abrami, co-founder da Automni, startup vencedora da edição de 2019 da competição, a conquista deu muita visibilidade à empresa, que desenvolve sistemas automatizados com robôs para gerenciar centros de distribuição de empresas, e acelerou investimentos que estavam em andamento. “Ter vencido a competição foi uma forma de dar mais segurança aos investidores de que estão aportando em um negócio inovador e reconhecido, além de fortalecer a confiança no time da empresa de que estamos no caminho certo”, afirma Abrami.

Para o vencedor da edição de 2018 da Startup World Cup Brasil, Guilhermo Queiroz, CEO e fundador da Biosolvit, participar do evento trouxe uma repercussão positiva para a startup. “O efeito foi imediato. Logo depois da premiação já estávamos sendo procurados e isso nos deixou muito surpresos e felizes. As perguntas feitas pelos jurados foram muito válidas para adequarmos nosso projeto”, diz Queiroz. A Biosolvit é uma startup de biotecnologia especialista em remediação ambiental que desenvolveu um absorvedor orgânico de petróleo tido como o melhor do mundo a partir do resíduo de palmeira.

“Foi muito gratificante ter participado do Startup World Cup - Regional Brasil e uma honra ter vencido o concurso para representar o país na etapa final, no Vale do Silício. Mais do que isso, a rede de contatos que me foi agregada a partir deste evento foi essencial para o desenvolvimento do nosso negócio e para alcance do estágio de maturidade em que nos encontramos hoje”, declara Carlos Mira, da Truckpad, empresa vencedora em 2017, com uma solução digital para localização, contratação, gestão e pagamento de caminhoneiros autônomos.

Segundo o Secretário de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, Gustavo Junqueira, o Brasil possui um ecossistema muito favorável à inovação, especialmente no agronegócio e participar da Startup World Cup é uma grande oportunidade para acelerar os negócios e permitir que as startups ganhem escala. “As startups oferecem muita agilidade na solução de problemas e o agronegócio tem muito a ganhar com as inovações que elas oferecem”, ressalta.

As startups interessadas em participar da Startup World Cup com soluções específicas para o agronegócio em qualquer estágio de maturidade podem se inscrever até o dia 29 de novembro de 2020 pelo site https://tinyurl.com/startupworldcupbrazil

As 10 startups finalistas farão suas apresentações nos dias 16 e 17 de dezembro de 2020. A banca de jurados será composta por Tomás Peña (The Yield Lab), Francisco Jardim (SP Venture), Marco Poli (Closed Gap Ventures), Paulo Silveira (FoodTech Hub Br), Rosana Jamal (Baita), Franklin Ribeiro (InvestSP) e Alain Marques (Agventures). O evento, que faz parte da programação da São Paulo Tech Week 2020, poderá ser acompanhado de maneira online e gratuitamente.