12/05/22 11h24

Sumaré cria 564 vagas e puxa geração de empregos na região em março

Saldo das cinco cidades da área de cobertura do Tribuna Liberal ficou em 515 vagas, em razão de Paulínia ter registrado saldo negativo de 493 oportunidades no mês passado

Tribuna Liberal

Sumaré foi a cidade da região que apresentou o melhor saldo de empregos em março deste ano, com 564 vagas geradas. Foi o que apontou o Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego), divulgado nesta quinta-feira (28/04). Hortolândia, Monte Mor, Nova Odessa, Paulínia e Sumaré garantiram, juntas, 515 vagas.

Paulínia, com saldo negativo de 493 vagas, em março, puxou o saldo para baixo, mas, mesmo assim, a diferença entre admissões e desligamentos ficou positivo nos cinco municípios. Hortolândia foi a segunda cidade que mais gerou empregos na região, com 298 vagas; seguida por Monte Mor, com 88, e Nova Odessa, com 58. No acumulado do ano, essas cinco cidades criaram 3.176 oportunidades de trabalho com carteira assinada, a diferença entre as 25.941 admissões e as 22.765 demissões, de janeiro a março deste ano. (Confira tabela acima).

Somente no primeiro trimestre deste ano, Sumaré criou 1.594 oportunidades com carteira assinada. O secretário de Desenvolvimento Econômico de Sumaré, Cláudio Padovani, atribui esse resultado a uma conjunção de fatores. “Nosso time da secretaria vem trabalhando em diversas frentes para estimular a contratação e geração de novos empregos, tais como: treinamentos, capacitação e aperfeiçoamento dos que já tem algum grau de instrução, além de busca ativa por vagas no mercado de trabalho”, comentou Padovani.

“Aproveitando a fase de retomada econômica pós-pandemia, a pasta vem, também, estruturando e trabalhando em conjunto com as empresas, por meio do nosso PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador). Por ele divulgamos as vagas em aberto. Dispomos ainda de uma plataforma local para cadastro de currículos, triagem, seleção e encaminhamento às empresas e comércios locais, atuando como ponte entre o cidadão e quem busca contratar”, mencionou o secretário de Sumaré.

“Vale ressaltar que focamos em nosso grande potencial para instalação de novos empreendimentos no município. Esses resultados, comprovados conforme o saldo positivo mencionado, também se dá graças à excelente legislação municipal de incentivos atual. A previsão para 2023 é a geração de mais de 7,5 mil novas vagas de trabalho. E é assim, com seriedade e engajamento de toda a equipe do governo do prefeito Luiz Dalben, que procuramos fazer sempre mais e melhor para nossa população”, concluiu Padovani.

A Prefeitura de Paulínia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, reforçou que vem buscando meios para melhorar o ambiente de negócios, preparar a mão de obra local para o mercado de trabalho através de cursos de qualificação e capacitação, desburocratizar a administração municipal, além de estar aberta a parcerias que agreguem à economia local. “Desde o início de 2021, a cidade registrou o fechamento de vagas em apenas quatro meses, com a geração de empregos sempre superando os postos de trabalhos fechados”, ressaltou a administração.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Social de Nova Odessa, Rafael Brocchi, citou, via assessoria de imprensa, que ações são adotadas para manter o saldo positivo de empregos.

“Apesar de o resultado do último mês ainda ser tímido, já percebemos um momento positivo pelo saldo apresentado. Isso reflete o trabalho realizado pela pasta do Desenvolvimento Econômico da Prefeitura, que tem mantido um relacionamento mais próximo com os empreendedores a fim de auxiliar nas mais variadas dificuldades do dia a dia”, ressaltou Brocchi.

Fonte: https://www.tribunaliberal.com.br/economia/Sumar%C3%A9-cria-564-vagas-e-puxa-gera%C3%A7%C3%A3o-de-empregos-na-regi%C3%A3o-em-mar%C3%A7o