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Tintas Coral muda fórmula e projeta crescimento de 12%

Gazeta Mercantil - 27/04/2007

A Tintas Coral, marca tradicional no País e hoje subsidiária da britânica ICI Paints, tem o objetivo de ampliar sua receita líquida em 12% em 2007 - o dobro do crescimento de 2006 - e chegar próximo deste crescimento também no volume vendido. Para isso, a empresa anuncia que já nos primeiros três meses do ano vendeu 10% mais em volume de tintas e cresceu 6% em faturamento além de 2% em lucro, mesmo com os prejuízos trazidos com o câmbio. A empresa produziu no ano passado 185 milhões de litros de tintas. A aposta da empresa para crescer está sustentada na inclusão econômica do governo e em reflexos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A Coral não divulgou o número de lucro. A receita líquida da empresa em 2006 foi de R$ 640 milhões (US$ 294 milhões). Houve crescimento de 6% sobre 2005. A ampliação está ancorada no aquecimento do mercado interno e também novos mercados de exportação, principalmente os que têm a mesma tradição de cores do País, "caso da África, para onde estamos expandindo nossas exportações", disse o executivo. Os investimentos da Coral em 2006 foram de R$ 55 milhões (US$ 25,3 milhões). E disso R$ 42 milhões (US$ 19,3 milhões) foram direcionados a uma grande campanha de marketing para fomentar a troca de cores em casa. Para 2007, estão previstos investimentos de R$ 52 milhões (US$ 25,4 milhões), sendo que R$ 38 milhões (US$ 18,5 milhões) serão direcionados também para campanhas de marketing. A empresa tem como fornecedores de químicos para suas tintas grandes petroquímicas brasileiras como Braskem, além de multinacionais como Dow Chemical, Degussa e Basf. Entre seus maiores concorrentes estão a Suvinil e Sherwin-Williams.