08/01/14 11h06

Total Lubrificantes deve investir R$ 15 mi em ampliação

Portal R7

A Total Lubrificantes do Brasil pretende investir R$ 15 milhões na ampliação de sua fábrica, em Pindamonhangaba, no interior de São Paulo. O objetivo, de acordo com o diretor-geral da companhia, Luis David Rodriguez, é dobrar a capacidade de processamento dos lubrificantes. Com a expansão, a empresa espera repetir em 2014 o ritmo dos resultados apresentados nos últimos cinco anos.

O investimento, explica a Total, é uma resposta ao contínuo aumento da demanda por lubrificantes no mercado interno, puxada pela alta da produção de automóveis. Segundo dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), no ano passado a produção de veículos no País alcançou 3,740 milhões de unidades, uma alta de 9,9% em relação a 2012.

Segundo o IHS Química, cerca de 70% de todos os lubrificantes utilizados no País destinam-se a aplicações automotivas como óleo para motores, diesel, gasolina e combustíveis flex, graxas e fluídos. Ainda de acordo com relatório do IHS, o Brasil é o sexto mercado mundial de lubrificantes, depois de China, Estados Unidos, Índia, Japão e Rússia.