09/08/12 14h13

Toyota assina protocolo com a Investe SP para construir fábrica de motores em Porto Feliz

Investimento de cerca de R$ 1 bilhão será realizado em Porto Feliz; produção deve começar em 2015

Durante a inauguração da fábrica da Toyota em Sorocaba, que aconteceu na manhã desta quinta-feira, 9 de agosto, o presidente mundial da empresa Akio Toyoda anunciou oficialmente para o governador de São Paulo Geraldo Alckmin, a construção de uma fábrica de motores no município de Porto Feliz, cidade localizada a 112 km da capital paulista. “Já estamos empenhados na nova fábrica em Porto Feliz. Hoje foram inaugurados viadutos com investimento de R$ 40 milhões que ajudarão a fábrica e toda a região”, destacou Alckmin.

No evento, a Toyota assinou um protocolo de intenções com a Investe São Paulo, informando que a empresa investirá cerca de R$ 1 bilhão, com estimativa de gerar cerca de 600 empregos diretos e produzir 200 mil motores. “Além de assessorarmos a empresa na localização da planta de motores, continuamos dando todo o suporte no licenciamento ambiental e na infraestrutura local”, informou o presidente da Investe SP, Luciano Almeida.

A expectativa é que a fábrica comece a operar no segundo semestre de 2015, produzindo motores para o novo modelo Etios, que será fabricado em Sorocaba, e também para o Corolla, produzido em Indaiatuba. “Com a fabricação local desse motor, o índice de nacionalização tanto do Etios quanto do Corolla saltará de 65 para 85 por cento”, afirmou Akio Toyoda.

A cidade de Porto Feliz, vizinha a Sorocaba, conta com uma boa infraestrutura, tendo acesso pelas rodovias Marechal Rondon e Castelo Branco, além de mão de obra qualificada. De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia em exercício, Luiz Carlos Quadrelli, o Governo do Estado ampliará na região a oferta de cursos técnicos profissionalizantes para qualificação profissional. "Além do Via Rápida Emprego, que oferece neste semestre mais de 3 mil vagas em cursos de capacitação para a região, o município de Sorocaba, que já conta com duas Etecs e uma Fatec, receberá uma nova escola técnica voltada ao setor industrial e de automóveis", completa.

Também participaram do evento o ministro de Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Fernando Pimentel, embaixador do Japão no Brasil, Akira Miwa, prefeito de Sorocaba, Vitor Lippi, prefeito de Porto Feliz, Cláudio Maffei, presidente da Toyota Mercosul, Shunichi Nakanishi, além dos funcionário da Investe SP que trabalharam no projeto da Toyota em Sorocaba e que estão trabalhando no projeto de Porto Feliz.

A fábrica de Sorocaba
A Investe SP atende a Toyota desde 2009, quando recebeu da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado o projeto de instalação de uma nova planta da empresa em Sorocaba. A fábrica inaugurada hoje terá capacidade para produzir inicialmente 70 mil veículos por ano, podendo chegar a 150 mil no auge da produção, e contará com aproximadamente 1.500 funcionários.

A construção da terceira fábrica da Toyota no Brasil teve início em 8 de setembro de 2010. Com um terreno de 3,7 milhões de m² e US$ 600 milhões em investimentos, a nova unidade está localizada no km 92 da Rodovia Castello Branco, sentido interior-capital.

Com a chegada da Toyota em Sorocaba, dez empresas estão construindo novas unidades ao redor da fábrica para fornecer peças e serviços. Será desenvolvida também uma área verde dentro da planta e na extensão onde estão os fornecedores.

Próximo à fábrica está localizado o Parque Tecnológico de Sorocaba, inaugurado em junho deste ano. O Parque está em uma área de 1,2 milhão de metros quadrados, na zona industrial norte da cidade, e conta com institutos de pesquisa e desenvolvimento, incubadoras de empresas, laboratórios, centro empresarial e auditório. Até o momento foram investidos pelo Governo do Estado R$ 13 milhões.

Sobre a Investe São Paulo
A Investe São Paulo - Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade é a porta de entrada das empresas que pretendem se instalar no Estado, além de estimular a expansão de empreendimentos que já estão em São Paulo. A agência fornece, gratuitamente, informações estratégicas que ajudam os investidores a encontrar os melhores locais para os seus negócios e facilita o contato das empresas com órgãos públicos e privados.

A agência possui neste momento 63 projetos em carteira, que contabilizam um potencial de investimento de R$ 29 bilhões, com capacidade de gerar cerca de 57 mil empregos diretos. O trabalho da Investe SP contribuiu, até o momento, para que 30 empresas invistam R$ 12,5 bilhões na construção de suas fábricas no Estado, empregando mais de 24,4 mil trabalhadores. Toyota, Hyundai, Chery, Vale, Gerdau, AGC e Lenovo são algumas das empresas que foram assessoradas pela agência na realização de seus empreendimentos em solo paulista.