03/12/14 13h13

Toyota investe em pesquisa no ABC

Empresa inaugura laboratório de motores para testar peças de fornecedores brasileiros e garantir o padrão de qualidade japonês

Investe São Paulo

O controle de qualidade total é uma das principais características do “toyotismo”, modelo de produção japonês criado por Taiichi Ohno, implantado nas fábricas de automóveis da Toyota após o fim da Segunda Guerra Mundial e que se disseminou pelo mundo a partir da década de 1970.

Segundo essa proposta, todos os trabalhadores e fornecedores, em todas as etapas de produção, são responsáveis pela qualidade do produto e a mercadoria só deve ser liberada para o mercado após uma inspeção minuciosa de seu aspecto e funcionalidade.  

Nesses quase cem anos de história, a Toyota vem mantendo sua tradição e padrão de produção ao redor do mundo. No Brasil não é diferente. Como parte do projeto de revitalização da fábrica de São Bernardo do Campo, a Toyota iniciou, em janeiro de 2014, as atividades de seu novo laboratório de motores. Com um investimento de R$ 10 milhões e contratação de oito funcionários, o novo empreendimento foi criado para testar as peças de fornecedores brasileiros e garantir o mesmo padrão de qualidade dos parceiros da empresa no Japão.

O laboratório de motores de São Bernardo do Campo é o primeiro investimento concluído no âmbito do projeto da nova planta de motores de Porto Feliz, que deve ser inaugurada no primeiro semestre de 2016.

“Escolhemos mais uma vez São Paulo pela ampla rede de infraestrutura logística, a qualidade da mão de obra e a proximidade das outras unidades industriais da empresa no Estado”, observa Roberto Braun, gerente de Assuntos Governamentais da Toyota.

Cliente da Investe São Paulo desde 2008, a Toyota contou novamente com a consultoria da Agência. “Apoiamos a empresa na implantação da nova planta de automóveis em Sorocaba, na fábrica de motores em Porto Feliz e agora no laboratório em São Bernardo. Nos especializamos no toyotismo e novos anúncios virão”, destaca o presidente da Investe SP, Luciano Almeida.