17/09/21 11h46

Trem turístico percorre paisagens, história e sabores do Vale das Frutas

As viagens entre Valinhos, Vinhedo e Louveira começam em 25 de setembro; serão oito datas até 12 de outubro

Secretaria de Turismo e Viagens de São Paulo

O Expresso Vale das Frutas, entre Valinhos, Vinhedo e Louveira, é nova opção de passeio ferroviário no Estado. Serão oito datas, em setembro e outubro, oportunidade para uma viagem agradável, com história e sabores característicos do interior paulista. As três cidades são famosas pelas festas temáticas de frutas, como uva, goiaba e figo. 

O roteiro ferroviário é próximo à Capital, numa distância média inferior a 90 km. Cada saída poderá levar até 372 passageiros em carros especialmente preparados.  

Idealizado pelo Vale das Frutas Convention & Visitors Bureau e pela Associação de Preservação Histórica de Valinhos - APHV, operado pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviária - ABPF com apoio da Rumo Logística e Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), o Expresso Vale das Frutas passa por antigas instalações, estações desativadas e construções que costumavam ser utilizadas na época do Império. 

Além de desenvolver o turismo local, o expresso apoia as associações assistenciais regionais, os guias turísticos locais, os produtores do agronegócio e oferece roteiros gastronômicos e culturais especialmente concebidos para as datas das viagens.  

Os tickets serão vendidos por trecho para flexibilizar a participação dos passageiros nos diversos eventos que acontecerão nas três cidades. O retorno deverá ser adquirido também de acordo com a programação escolhida. 

Serão utilizados seis carros: dois expressos turísticos (com acessibilidade), dois de primeira classe, um carro panorâmico denominado Caboose e um carro-bar. Caboose é um carro/vagão diferenciado com duas amplas varandas em suas extremidades, com bancos e cobertura com toldo retrátil possibilitando uma vivência única para o passageiro: sendo totalmente aberto, a visão das paisagens é total, além da sensação agradável do passeio ao ar livre. O passageiro tem também acesso à cúpula do Caboose, uma parte elevada no meio do carro, com janelas e vista diferenciada, ideal para fotografias. 

Datas: em setembro, dias 25 e 26; em outubro, dias 2, 3, 9, 10, 11 e 12.

Mais informações e reservas: https://viagensdetrem.com.br/expresso-vale-das-frutas

 

fonte: https://www.turismo.sp.gov.br/publico/noticia.php?codigo=2425&cod_menu=2425