13/08/07 10h58

Ultrapar negocia a compra de duas redes

Valor Econômico - 13/08/2007

O apetite da Ultrapar, a empresa que adquiriu em março a área de distribuição de combustíveis do grupo Ipiranga na região Sul e Sudeste, por ativos não arrefeceu. A empresa está negociando a compra de duas distribuidoras pequenas. "Existem muitos bons ativos nas regiões em que operamos", afirmou o diretor financeiro e de relações com investidores da Ultrapar, André Covre, ao confirmar na sexta-feira, em conversa com analistas, as negociações em curso. Covre não revelou os nomes das distribuidoras. Segundo apurou o Valor, as negociações envolvem a compra de distribuidoras pequenas, porém seletivas, que possam complementar a rede da Ipiranga. Essas redes fornecem aos postos de bandeira branca, ou seja, não possuem vínculo com grandes distribuidoras. Calcula-se que essas empresas movimentem um quarto do mercado brasileiro. A Ipiranga é dona da segunda maior rede de distribuição do país, atrás apenas da BR Distribuidora, da Petrobras. A Ultrapar prevê investir cerca de R$ 500 milhões (US$ 266 milhões) nos três negócios mais antigos, a distribuição de GLP (Ultragaz), a produção de especialidades químicas (Oxiteno) e a área de logística (Ultracargo). Para a Ipiranga, o investimento previsto é de R$ 200 milhões (US$ 106,4 milhões) neste ano, sem contemplar os valores das aquisições futuras. Para 2008, a Ultrapar prevê fortes investimentos para a ampliação da Oxiteno. O grupo Ultra lucrou R$ 37 milhões (US$ 19,7 milhões), quase 60% a menos no segundo trimestre por conta dos efeitos temporários da aquisição da Ipiranga, mas a geração de caixa aumentou 66%, para R$ 225 milhões (US$ 119,7 milhões). Depois de consolidar os dados financeiros dos ativos da Ipiranga no balanço do segundo trimestre, a nova Ultrapar ficou com vendas anuais líquidas projetadas de US$ 13 bilhões e lucro antes dos juros, impostos, depreciação, amortização (lajida) de US$ 475 milhões. Isso a coloca entre os cinco maiores grupos industriais brasileiros.